Durante minha permanência no Japão, para realizar turnês de palestras, aprendi o segredo da qualidade de vida dos japoneses. Três princípios permeiam tudo o que acontece no dia a dia do povo japonês:Organização – Disciplina – Gentileza.

Não se tratam de regras que devem ser seguidas, mas sim de um estilo de vida que a maioria dos indivíduos naquela sociedade praticam e ensinam no seu dia a dia.

A organização está em todos os lugares, na disposição dos prédios em uma grande metrópole como Tóquio e nas casas bem distribuídas na pequena província histórica de Gifu. A sensação constante é de que as coisas estão sempre no lugar certo, na hora certa.

A disciplina, fortemente marcada nos rituais dos templos milenares, atravessou os séculos e dita o ritmo das pessoas no cumprimento dos horários estabelecidos, no cuidado com a natureza e o meio ambiente e no desenvolvimento de grandes projetos até as tarefas diárias.

A gentileza, no entanto, foi o aspecto que mais me chamou a atenção. Dar a vez ao passar pela porta, receber atenção máxima em qualquer serviço que se utiliza, ficando claro que a pessoa mais importante é o cliente – e isso de maneira genuína, jamais forçada. Ser respeitando ao caminhar pela rua, sem receber o menor empurrão no meio de uma multidão de pessoas, ao atravessar o cruzamento mais movimentado do mundo, em Shibuia (3 milhões de pessoas passam por ali diariamente), foram experiências que marcaram minha vida e que jamais esquecerei.

Tudo isso me faz refletir sobre como as pessoas, em geral, e principalmente aqui no Brasil, têm percebido e lidado com esses aspectos no seu dia a dia. Fala-se muito em qualidade de vida, em buscar e atingir o sucesso, mas quantos de verdade têm, em suas vidas, praticado e experimentado os resultados e benefícios que posturas e atitudes como essas proporcionam?

Meu convite é para que, assim com eu, você também reflita sobre Organização – Disciplina – Gentileza em sua vida e conclua o que está bom e onde há espaço para melhorias que representem avanço na direção da melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais sucesso. Seu e das pessoas à sua volta.

Pela lição de vida e pelo acolhimento que recebi, quero dizer agora, do fundo do meu coração:

Japão, Arigatou Gozaimashita!

Share This