Muita gente me procura dizendo que seu maior problema em vendas é o fato de achar que não sabe vender. Interessante é que depois de alguns minutos de conversa descubro que não é nada disso, o motivo normalmente é a vergonha.

Ser visto ou se apresentar como vendedor gera um sentimento de vergonha de si próprio que bloqueia qualquer tentativa de aprender ou praticar métodos de vendas que realmente sejam eficazes.

 Você, alguma vez já sentiu vergonha? Vergonha de se apresentar ou vender algo pra alguém? Tem alguma coisa sobre você mesmo, que quando os outros sabem ou veem, faça que você não seja digno de conexão?

Isso é vergonha!

É uma questão universal, todos tem, mas ninguém quer falar a respeito dela. O problema é que quanto menos se fala mais se sofre.

 A raiz desse problema está em duas questões:

A primeira tem a ver com o estereótipo, ou seja, o prejulgamento que fazemos dos vendedores. Crescemos aprendendo que vendedores são chatos, insistentes, mentirosos, querem nos empurrar algo para ter alguma vantagem nisso e a qualquer momento, quando menos se espera nos “passam a perna”. Também aprendemos que vendedores são aqueles caras que não conseguiram ir bem em nada nos estudos, por isso só restou virarem vendedores. Isso tudo é preconceito que atrapalha a vida de quem quer ou precisar vender.

A segunda tem a ver com a capacidade de aceitar a si próprio exatamente como é. Como diz a pesquisadora Brené Bronw da Universidade de Huston no Texas, a vergonha existe a partir da ideia que as pessoas tem de que não são bons o bastante, inteligentes o suficiente, bonitos como acham que deveriam, legais o quanto precisariam ser, etc.

 Conexão em vendas, conexão na vida, acontece quando se tem a coragem de aceitar você mesmo do jeito que você é! E aceitar você do jeito que você é significa ter a coragem de ser imperfeito e mesmo assim permitir que você seja visto, verdadeiramente visto. É ter uma dose de vulnerabilidade que faz da interação de vendas um momento agradável, envolvente, um contato entre duas pessoas que estão em busca de atender, suprir suas necessidades, uma com a ajuda da outra.

 Para conduzir um processo legal de vendas, que tenha sucesso, que ajude o seu cliente a tomar a melhor decisão, é preciso antes de mais nada criar CONEXÃO!