Se você tem um negócio próprio, seja qual for o segmento ou porte, precisa saber o que é e como utilizar a análise SWOT para garantir seu lugar no mercado. Sem planejamento e estratégia, dificilmente você conseguirá conquistar seus objetivos. E durante minhas sessões de coaching e mentoria, vejo que essa é uma grande dificuldade de muitos empreendedores e empresários, então, resolvi abordar um ponto super importante desse tema aqui no blog. Desse modo, prepare-se para entender sobre essa ferramenta poderosa e extremamente eficaz. Vamos lá!
O que é Análise SWOT?
A análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT e análise FOFA, é uma das principais ferramentas de planejamento para que uma empresa entenda verdadeiramente o seu papel no mercado e seus principais pontos diante a concorrência. Sendo assim, a análise SWOT é algo que toda empresa deve fazer.
Mas, antes de seguir adiante sobre como e porquê utilizá-la, afinal, o que significa isso? SWOT vem de origem inglesa, um acrônimo para: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Ou seja, na tradução o acrônimo fica FOFA. Por isso as duas formas como essa mesma estratégia é conhecida por aqui. Agora vamos entender mais sobre isso na prática. Já adianto que, não importa o tamanho do seu negócio, para você conseguir gerar bons resultados deve utilizar esse método tão eficaz.
Como fazer uma Análise SWOT?
Sabendo o que é, agora é hora de entender um pouco mais sobre como aplicá-la aí no seu negócio. Para os que estão em dúvida de como, literalmente, é na prática, digo até que é simples: você consegue desenvolver sua análise tanto em uma planilha do Excel quanto em uma cartolina ou lousa. Mas, o principal objetivo dessa análise é se aprofundar e refletir sobre as quatro principais questões: as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. Desse modo, separe isso em um quadrado (como na imagem abaixo) e reflita junto com a sua equipe e clientes para preencher cada espaço. Vamos conversar um pouco sobre cada um desses tópicos.

Forças e fraquezas
Esses são os dois pontos internos da empresa, são fatores controláveis e que, com a análise SWOT, além de reconhecer, você vai poder trabalhar para desenvolver ainda mais esses tópicos ou melhorar no que acharem pertinente. Sendo assim, é importante fazer um levantamento de informações, para não ficar só no achismo e nas suas próprias sensações com o negócio. Ouça seus clientes e colaboradores, para que eles te digam quais realmentes são os pontos principais dentro desses dois temas.
Depois desse levantamento, faça uma lista de forças e fraquezas, de 3 à 5 itens para cada categoria, e coloque na parte indicado no quadro da análise SWOT. Cada negócio vai ter um resultado diferente, mas para que você consiga chegar nas conclusões, vou deixar aqui alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:
- Quais nossos melhores produtos? Ou, o que nosso produto tem de melhor?
- O que fazemos de melhor e pior nos nossos processos?
- Qual nossa maior vantagem em relação ao mesmo produto do concorrente?
- Qual nossa maior desvantagem em relação ao mesmo produto do concorrente?
- Nossa equipe é capacitada e preparada?
- Nossas matérias-primas são de qualidade e atendem as expectativas dos clientes?
- Os processos internos são confiáveis e executados?
- Conhecemos nossa concorrência e o mercado em que atuamos?
Ficou nítido aqui o que precisa ser feito? E mais uma vez reforço, não responda essas perguntas sozinho. Não é o que você enxerga, são fatos. Sendo assim, o que o sua equipe sente e percebe, e o que o seu cliente diz no SAC, são de extrema importância. Faça um levantamento desses dados.
Oportunidades e ameaças
Já as oportunidades e ameaças são questões externas, ou seja, não são possíveis de controlar. Aqui, as oportunidades são as coisas positivas que você talvez ainda não tenha enxergado e que pode crescer muito se souber aproveitar. Já as ameaças, são os pontos externos que podem comprometer o crescimento do seu negócio. Faça também uma pesquisa ampla sobre o mercado em que você atua, as tendências, dados que foram divulgados, além de buscar informações sobre seus concorrentes diretos e indiretos.
Algumas perguntas que podem ser feitas durante esse processo para sua análise SWOT:
- Algum novo grande concorrente entrando no seu mercado?
- Quais as tendências que estão surgindo no seu ramo?
- O que os clientes estão buscando no seu concorrente que você ainda não oferece?
- Existe alguma política pública que você possa usufruir?
- O que pode fazer com que seu produto seja rejeitado pelo seu próprio cliente?
Enfim, alguns exemplos entre tantas outras perguntas que podem ser feitas de acordo com cada tipo de projeto. Faça como no tópico anterior, crie uma lista de 3 à 5 itens para cada categoria.

3 razões para fazer uma Análise SWOT
Se você ainda está em dúvida se deve ou não fazer uma análise SWOT, vamos entender mais sobre as razões para fazer isso, independente se o seu negócio seja pequeno, médio ou grande. Por exemplo, empreendedores que trabalham com alimentos, beleza, fotografia ou prestação de serviços online… todos podem e devem ser estratégico nos seus negócios. Reconhecer todos esses pontos que já citamos envolvem a análise SWOT, traz uma visão muito mais ampla e completa do que você quer e pode conseguir dentro do seu mercado.
Não há dúvidas de que pode ser muito útil para qualquer pessoa, incluindo você que não necessariamente é um proprietário ou gestor. Se o seu/sua líder não tem isso definido e compartilhado com os funcionários, você pode analisar por conta própria (claro que de forma mais superficial, por não ter todos os dados), mas para entender mesmo o que você vende e melhorar seus argumentos, sua relação com o cliente e etc.
Resumindo isso tudo, reconheço 3 grandes principais motivos para fazer a análise SWOT. Dá uma olhada:
1) Conhecimento sobre negócio
Em primeiro lugar, para conhecer verdadeiramente o seu negócio. Com uma análise tão bem feita e aprofundada, você tira os achismos da frente e atua de forma muito mais precisa.
2) Conhecimento sobre o mercado
Esse é outro ponto essencial para um planejamento dar certo, não crie um mundo fantasioso. Compreender os fatores externos que podem beneficiar ou prejudicar seu negócio e produtos é essencial para se manter a longo prazo com estabilidade e crescimento.
3) Planejamento estratégico
É claro que não é só fazer a análise SWOT, e sim aplicar no seu planejamento. Ao finalizar sua matriz, cruze todas as informações e veja o que deve ser feito. Use o estudo para montar um verdadeiro plano de ação e turbinar seu negócio.
Gostaram de aprender mais sobre a análise SWOT? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Muito bom
Trabalho com seguros e imóveis