Livros são uma das melhores fontes de conhecimento, e se você quer, não só aprender, mas também se desenvolver mais, precisa conhecer algumas obras incríveis que separei para compartilhar contigo aqui. Confesso que algumas eu ainda não li, mas já estão na minha lista de leitura há um tempinho e, com tantas recomendações, tenho certeza que ajudarão muito no meu processo, por isso resolvi indicá-las também. Aproveitem as dicas!
“Inteligência Emocional” do Daniel Golleman
Não poderia começar essa lista com outra obra que não fosse essa, ela foi escrita por Daniel Golleman, considerado por muitos o “pai” da inteligência emocional. Com certeza um dos meus prediletos e está entre os livros que mais me ajudaram na minha trajetória tanto pessoal como profissional. Se você quer aprender mais sobre esse tema, precisa incluir essa obra em sua lista de leituras.
Sinopse: Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico.
“O mapa da felicidade” da Heloísa Capelas
Heloísa Capelas é minha colega de editora, especialista em desenvolvimento humano e uma das maiores autoridades do Processo Hoffman no Brasil, ela publicou “O Mapa da Felicidade” em 2014 que tornou-se uma obra muito conhecida quando falamos sobre autoconhecimento. A autora defende que é a partir do autoconhecimento que as pessoas poderão encontrar a felicidade.
Sinopse: A felicidade é idealizada por fatores externos que, quando alcançados, não satisfazem porque internamente falta o essencial: o amor próprio. Então, é fundamental ter um encontro consigo mesmo, é preciso fazer o exercício do autoconhecimento a fim de conhecer seus pontos fortes e fracos, planejar as mudanças que deseja, elevar a autoestima e viver intensamente o amor por si mesmo. Em O mapa da felicidade, o leitor será convidado para viver uma revolução interna.
“O que eu sei de verdade” por Oprah Winfrey
Muitas vezes, aprendemos sobre nós mesmo observando o outro, não é mesmo? Sendo assim, achei muito legal incluir na lista alguns livros que trazem uma abordagem mais pessoal também. O primeiro deles é “O que eu sei de verdade” da tão conhecida e admirada apresentadora Oprah Winfrey. Nessa obra a jornalista reuniu uma seleção das suas melhores crônicas lançadas ao longo dos 14 anos de existência da coluna em sua revista, com reflexões sobre relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação. Inspirador!
Sinopse: Em textos curtos, Oprah oferece mensagens profundas que vão ajudá-lo a fazer as pazes com seu corpo, a construir relacionamentos mais harmoniosos e a mudar sua maneira de encarar os problemas. Ao fim da leitura, você se sentirá inspirado a se tornar uma pessoa melhor e extrair o máximo do que a vida tem a oferecer.
“O ano em que disse sim” por Shonda Rhimes
Outra obra com uma perspectiva pessoal que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo. Shonda é roteirista, cineasta e produtora de televisão norte-americana, ela é criadora, por exemplo, das séries “Grey’s Anatomy” e “Scandal” e produtora executiva de “How to Get Away with Murder”. Ela conta que a ideia do livro surgiu porque sua irmã fez uma provocação, dizendo que ela nunca dizia sim para nada. Desse modo, ela resolveu passar um ano dizendo sim. Definitivamente um ótimo exemplo de como podemos nos descobrir quando lutamos contra o medo e aprendemos a aceitar nossos próprios sucessos e fracassos.
Sinopse: Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.
“Água doce” por Akwaeke Emezi
Esse livro ganhou diversos prêmios e foi um dos 100 Notable Books* de 2018 do jornal New York Times, sendo assim, logo pensei em colocá-lo nessa lista. O livro foi escrito por Akwaeke Emezi que nasceu em Umuahia, mas cresceu em Aba, na Nigéria. E em “Água Doce” a autora nos levará para uma jornada de autoconhecimento através da personagem Ada. Dá uma olhada na sinopse:
Sinopse: A obra renega a possibilidade de um ‘eu’ único e uniforme, celebrando e advertindo sobre a vida em espaços liminares. Ada é ọgbanje – ela é vários, e apenas um. Os muitos espíritos que vivem dentro dela nunca se consolidam, mas, depois de quase (quase?) enlouquecer, Ada aprende a tomar a frente e controlá-los. Seu corpo transforma-se junto com sua mente, adequando a materialidade ao que os ọgbanje são: sem gênero, sem extremos, sempre liminares. Água doce narra uma jornada de autoconhecimento, crescimento e aceitação, da filha de um deus jogada no mundo com um pé ainda do outro lado.
* Tradução livre: livros notáveis.

“Atenção Plena: Mindfulness” por Danny Penman
Esse livro foi recomendado pelo Daniel Goleman, o autor que abriu essa lista. Ou seja, a expectativa fica lá em cima, né? Para quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu sou um admirador da prática da meditação e outras formas de cuidar da mente e expandir a consciência. Em minha opinião, e através dos meus estudos, reconheço práticas como essas como ferramenta essencial tanto de inteligência emocional como de autoconhecimento e autocuidado. Sendo assim, não poderia faltar um livro sobre isso aqui. Além disso, a obra vem também com áudios para tornar a experiência e o aprendizado bem completo.
Sinopse: Esse livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.
“A coragem de ser imperfeito” por Brené Brown
Quem já me conhece sabe que sempre que posso estou recomendando a Brené Brown. Esse é um dos livros mais famosos da autoajuda e muito importante quando estamos discutindo esses dois temas, inteligência emocional e autoconhecimento. Nessa obra, a pesquisadora, professora e palestrante, fala sobre como “aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é”
Sinopse: Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.
Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”. Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.
“Por Que Fazemos o Que Fazemos?” por Mario Sergio Cortella
Outro livro muito conhecido aqui no Brasil. Nesta obra, Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor, traz justificativas para o mistério do “Por que fazemos o que fazemos?” e aborda as principais preocupações focados em nossa relação com trabalho. Ele nos faz refletir sobre algumas questões como a preguiça de ir para o escritório na segunda-feira, se a rotina está tirando o prazer no dia a dia e se temos dúvidas sobre qual é o real objetivo de nossas vidas. Reflexões muito pertinentes para contribuir em nossa capacidade de reconhecer e avaliar os nossos próprios sentimentos, que nada mais é do que inteligência emocional.
Sinopse: Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como ‘Paciência na turbulência, sabedoria na travessia’, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.
“O poder da positividade” por Geraldo Rufino
Mais um colega de editora para a lista! Geraldo Rufino é conhecido por sua positividade e, como ele mesmo diz, por ser “irritantemente feliz”. Acrescentei essa obra na lista porque Rufino apresenta 7 princípios para blindar a sua mente e transformar a sua vida. Esses princípios que ele traz, nos provoca bastante no sentido de entender se são os mesmo para a gente, ou ainda, se conhecemos nossos próprios princípios e se os cultivamos ou não. Sendo assim, contribuindo muito para o nosso desenvolvimento pessoal.
Sinopse: É disso que trata este livro: de como nos mantermos dentro de nossos valores é a única maneira de tornarmos a nossa vida bem-sucedida em todas as áreas, não importa os problemas que tenhamos de enfrentar. São os valores que nos levam adiante, assim como tem acontecido nas quase seis décadas de vida do Geraldo Rufino. Com valores bem cultivados, o restante será apenas consequência.
“7 passos para ser um líder de vendas” por Alexandre Lacava
Por fim, não poderia deixar de indicar aqui também o meu livro. Nele eu falo sobre inteligência emocional e o modelo de gestão para potencializar seus resultados. Sempre que converso e ensino sobre vendas nas sessões de coaching e palestras, ressalto como o comportamento é fator fundamental para conquistar melhores resultados, e durante meu livro abordo muito sobre isso com o leitor. Vou deixar minha sinopse aqui para você também.
Sinopse: Seja um líder nas vendas: os sete passos para se destacar no mercado e chegar ao topo das vendas. Metas cada vez mais agressivas, resultados desafiadores e o desejo constante de crescer. Este é o resumo da vida do profissional de vendas, especialmente daquele que almeja o posto e o reconhecimento de liderança. Chegar a este lugar do pódio, no entanto, exige conhecimento, habilidades e práticas que englobam mais do que a sua capacidade de fechar negócio: é preciso um modelo de gestão eficiente e inteligência emocional para potencializar seus resultados e sua atuação. O passo a passo para trilhar este caminho é o compromisso do autor neste livro. Com Alexandre Lacava você aprenderá: Os verdadeiros desafios da liderança em vendas e como superá-los; Os pilares para construir um método de vendas sustentável, que permita a realização das suas metas com mais eficiência; Como aplicar pressão na medida certa e construir uma cultura de crescimento para toda a equipe; Como receber e oferecer feedbacks que aprimorem os resultados; Os fundamentos e as práticas para uma gestão próspera e assertiva. Torne-se muito mais do que jamais imaginou, seja um líder de sucesso!
Ufa, chegamos então ao fim da lista! Gostou das indicações? Quais desses livros você já leu? E quais ainda não conhecia e ficou com vontade de ler?
E se você gosta muito de livros, aqui no blog tem mais um post em que recomendo livros para aprender a negociar e lá no meu canal do Youtube recomendei alguns livros que todo vendedor deve ler!