Não é de hoje que a Black Friday se tornou uma data muito popular entre os brasileiros. Enquanto as lojas preparam as mais diversas promoções e descontos, o consumidor aguarda ansiosamente pela chegada do evento.
No ano passado, foram mais de R$ 3,2 milhões arrecadados somente nas vendas do e-commerce. Esse montante representa uma alta de 23,6% para o comércio eletrônico comparado a 2018.
Este ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as expectativas são favoráveis e apontam novamente para um crescimento nas vendas.
É claro que se você chegou até este texto, tem a intenção de turbinar as vendas ao longo da semana e, principalmente, na próxima sexta-feira (27). Então, para te ajudar nessa missão, preparei 6 dicas que farão total diferença na Black Friday deste ano. Acompanhe.
1) Estude o mercado
O primeiro passo para ter sucesso durante o evento é saber onde está pisando. Essa dica, aliás, vale para qualquer processo de vendas e não somente para a Black Friday.
Você precisa conhecer quais são as expectativas, o que o mercado terá para oferecer e, sobretudo, como a concorrência irá se comportar.
No geral, os consumidores são impulsionados por preços e ofertas exclusivas para a data. Então, um dos meios de estar mais preparado para o momento é fazer um estudo de preços para poder competir com seus concorrentes. Desta forma, terá uma perspectiva ampla do que terá que lidar e quais estratégias serão condizentes ao momento.
2) Esteja preparado para o momento
Para 2020, tudo indica que as compras serão feitas em ambiente virtual, algo que já era previsto por conta do aumento nos anos anteriores.
Sendo assim, além de pensar em estratégias para divulgar sua marca e atrair compradores, foque também em seu site.
Algumas empresas apostam alto em planejamento para ter retorno na Black Friday, mas acabam esquecendo do básico.
Entenda que ao longo da semana seu site terá um aumento no tráfego, recebendo mais visitantes que o habitual. Ele precisa suportar essa nova demanda e funcionar de maneira adequada.
A instabilidade e demora para carregar as páginas pode afastar o usuário da compra e gerar resultados negativos. Aqui uma lista do que verificar para entregar uma boa experiência ao consumidor:
- Existência de links quebrados ou que fora do ar;
- Imagens pesadas e com lentidão para abrir;
- Se o serviço de hospedagem suporta a demanda extra que o site receberá. Em alguns casos, pode ser necessário alterar o plano contratado;
- O sistema deve funcionar corretamente, sem falhas.
Feito isso, você está a meio caminho andado para uma experiência satisfatória durante o evento este ano. Partindo do simples, pode começar a pensar em outras estratégias para a data.
3) Faça um reforço no estoque
Tanto na loja física, como também na virtual, é importante ter estoque compatível com o aumento das vendas.
Com isso, faça uma reposição ao estoque para que não falte nenhum produto na próxima sexta-feira. Tenha itens a mais porque, nessas horas, é melhor sobrar do que faltar. Esse é um pré-requisito básico para quem deseja turbinar as vendas na Black Friday.
E para te ajudar a não errar na conta, faça um levantamento de como foi o evento no ano anterior. Tome como base a demanda passada para reforçar o seu estoque e ter o suficiente para as vendas atuais.
4) Ofereça descontos e promoções reais
Embora seja algo negativo, é um costume comum que algumas empresa maquiem os preços durante as semanas que antecedem a Black Friday.
A ideia é fazer o valor parecer bem menor quando chegar a data do evento. No entanto, a prática não é positiva e muitos consumidores já estão espertos com a estratégia.
Assim como você fez um estudo de preços na concorrência, o usuário fez o mesmo nas lojas que pretende comprar. Desta maneira, eles conseguem saber quais descontos são reais e valem a pena.
Nem pense em enganar o seu público para ter melhores resultados porque, na verdade, pode ter o resultado contrário.
Em 2018, mais de 5,6 mil usuários postaram suas reclamações no site Reclame Aqui. A maioria esmagadora eram registros de preços maquiados e propaganda enganosa.
Oferte preços reais e promoções de verdade, sem jeitinhos ou gambiarras que o sucesso nas vendas acontecerá naturalmente.
5) Aposte em marketing digital
Embora esse ano seja atípico por conta da COVID-19, não é de agora que o meio digital tem ganhado força.
Na última Black Friday um total de 418 mil brasileiros fizeram a sua primeira compra online. Esse número tende a crescer muito mais agora em 2020, parte porque as medidas de distanciamento afastam o consumidor das lojas.
O aumento já era aguardado, visto que os dados só cresce desde 2018. Por isso, está mais do que óbvio que boa parte das vendas acontecerá em lojas virtuais este ano.
As empresas que investirem em marketing digital como estratégia para turbinar as vendas terão um retorno bastante positivo.
Como ideia, você pode adotar alguns formatos para atrair consumidores e alavancar as vendas:
- Crie conteúdo nas redes sociais, vá gerando expectativa, com spoilers, lembretes e etc.
- Gere leads e aqueça a base de clientes com ações de e-mail marketing;
- Incentive os usuários a criarem uma lista de desejos, cujo os produtos almejados podem receber descontos;
- Crie ações de remarketing para clientes que já compraram em outras oportunidades na loja;
- Destine descontos mais agressivos ou brindes para usuários que compram de maneira recorrente;
- Invista mais pesado na divulgação do produto que será carro-chefe da campanha.
Essas ações irão colaborar para atrair mais público ao seu e-commerce com usuários enchendo os carrinhos e finalizando suas compras.
6) Capriche no atendimento
Um bom atendimento causa impacto bastante positivo no público, isso independentemente do canal em que ele está comprando.
Nas lojas físicas e virtuais, clientes que são tratados de maneira atenciosa e personalizada, tem mais chances de fechar a venda. Tal como retornam para fazer novas compras.
É justo dizer que o atendimento é um dos pontos chaves para a fidelização de um cliente. Já falei sobre isso em um vídeo lá do canal, dá uma olhada:
Sendo assim, treine sua equipe para prestar um atendimento de excelência, onde o consumidor terá tratamento VIP.
Você pode disponibilizar descontos especiais para sua base de dados ou conceder brindes para clientes fiéis. Seja qual for a estratégia adotada, o público no geral não será tão beneficiado quanto essa parcela de consumidores mais exclusivos, por assim dizer.
Black Friday em números
Para finalizar, irei apresentar alguns dados que comprovam a necessidade de criar um bom plano de vendas para a Black Friday.
Como dito no início, as vendas por e-commerce movimentam sozinhas um montante de R$ 3,2 milhões. Sozinho o valor, que é bastante expressivo, chama a atenção, mas ele não é o único fator relevante.
Entre 2018 e 2019, a data demonstrou amplo crescimento e isso é provado pelos seguintes dados:
- O tíquete médio, que é média de valor gasto pelos usuários, chegou a R$ 608, um crescimento de 8%;
- Na quinta-feira, véspera da Black Friday, mais de 1,18 milhões de pedidos foram realizados;
- Cosméticos e perfumaria tiveram um bom volume de vendas antecipadas até a noite de quinta-feira, se destacando das demais categorias;
- Na data, smartphones (36,50%), eletrodomésticos (36,30%) e TVs (29,30%) foram os campeões de venda.
Por isso, se você tinha objeções em planejar algo para o evento, talvez esse seja o momento de repensar sobre.
Você tem nas mãos tudo o que precisa para turbinar as vendas nesta Black Friday. Está esperando o que para colocar tudo em prática?