Uma equipe desmotivada não chega a lugar nenhum, todo mundo sabe disso. Empresários e gestores dependem de uma equipe que traz resultados, mas isso não depende unicamente da boa vontade do funcionário. Pelo contrário, a maior parcela de responsabilidade está na liderança. É do topo que saí a vontade de fazer acontecer, e ser um bom líder não é só almoçar junto. É preciso agir estrategicamente para dar o gás que o time precisa para ser imbatível. Por essa razão, selecionei 5 pontos que acredito que fazem toda a diferença.
Seja um líder coach
Líder coach é o gestor que se apropria do coaching como filosofia e metodologia de trabalho para conduzir pessoas e equipes à alta performance. É o líder que desperta e desenvolve o potencial infinito que há em cada um de seus liderados. É aquele que motiva,
engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e sempre ir além na busca de resultados efetivos e extraordinários para si e para a organização.
Um líder imbuído da filosofia e das técnicas de coach explica com objetividade, pergunta para despertar reflexão e serve de exemplo para o que espera de sua equipe, em vez de só falar em valores vagos e abstratos. É mais do que um simples gestor que cobra o cumprimento das metas, é um guia que conduz sua equipe ao máximo potencial despertando e transmitindo importantes conhecimentos e aprendizados que serão fundamentais em todos os momentos da sua jornada.
Eu explico mais esse conceito e método no meu livro “7 passos para ser um líder de vendas”.
Crie diferentes tipos de recompensa
Uma das técnicas mais utilizadas é recompensar a equipe com bônus ao atingir as metas de determinado período. Mas é importante premiar de diferentes formas, além do financeiro – que sim, é bastante significativo, também é possível utilizar de outros recursos como, por exemplo, a cada mês que a meta for batida a equipe ganha um almoço em um restaurante, ou um passeio, uma batalha de Paintball; o vendedor do mês pode ganhar um curso, cupom para utilizar em lojas, um dia de home office por semana durante o próximo mês, entre tantas outras possibilidades. O mais importante é reconhecer o esforço do time e recompensá-los por isso lembrando que não é só o dinheiro que move as pessoas.
Defina metas alcançáveis
Ninguém fica motivado a alcançar metas inatingíveis. Esse é um dos principais erros de gestores, não saber criar metas reais para a equipe. Já falei sobre isso no meu canal do Youtube, vou deixar o vídeo abaixo. Mas já adianto que eu recomendo fortemente o método SMART, onde você deixa cada meta específica, mensurável, atingível, realista e tangível, para definir da maneira mais correta os principais objetivos do time. Desse modo, os colaboradores saberão exatamente o que fazer e que realmente é possível. Não dá para querer faturar 1 milhão em 2021 se vocês faturaram 10 mil em 2020! Entenda melhor como funciona:
Dê feedbacks com regularidade
Outro ponto que costumo chamar atenção dos meus clientes durante as palestras ou sessões de coach, é quando percebo o quanto ainda não é costume realizar reuniões de feedbacks com os funcionários. E quando é feito, muitas vezes, é da maneira errada. O feedback não é para ser algo ruim, é para desenvolver. O líder coach dá feedbacks construtivos e assertivos, estimula o aprimoramento da comunicação entre sua equipe e de aspectos como foco, produtividade, automotivação, negociação, inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, planejamento e visão sistêmica.
Se isso ainda não está implantado em sua equipe, comece o quanto antes. Indico que isso seja realizado periodicamente, exemplo: a cada 3 meses no primeiro ano e depois pode aumentar para cada 6 meses. Pode parecer trabalhoso e um tempo que você poderia estar vendendo, mas é assim que se desenvolve uma equipe de sucesso e principalmente, é assim que o time consegue enxergar novos desafios e a própria evolução para se manter motivado a seguir em frente.
Treinamento eficaz
Por fim, não poderia deixar de chamar atenção também para o fato de que muitas equipes não estão sendo treinadas. Se você contrata um funcionário e o joga dentro de um time, sem treiná-lo, ele irá se adaptar e criar as próprias regras. E assim nasce uma equipe desconectada, sem método e sem eficiência, claro. O líder é responsável por garantir a implementação de uma metodologia eficiente, seja ensinando ou contratando profissionais para auxiliar a todos. Eu, por exemplo, dou treinamentos de liderança, negociação, vendas, inteligência emocional e sobre apresentações de impacto (entre em contato comigo). Já treinei centenas de equipe e os resultados foram excelentes após os treinamentos.
O que mais você incluiria nessa lista para desenvolver uma equipe motivada? Deixe aqui nos comentários.