Após o início da pandemia, precisamos nos adaptar à nova realidade e transformar nossas reuniões, almoços e cafés com clientes em videoconferências. E isso provavelmente não vai acabar após o fim da pandemia, afinal, é perceptível as várias vantagens de fazer as reuniões dessa maneira. Conseguimos economizar tempo no trânsito, dinheiro e conversar com mais pessoas, aumentando nossas chances de crescer o faturamento. Por essa razão, decidi trazer algumas dicas de coisas simples que não devemos fazer para tornar a reunião mais agradável e com mais chances de um resultado positivo.
Ficar com a câmera fechada
Esse tem sido um erro comum no universo digital, isso porque quem é mais tímido, não está arrumado ou ainda, não quer mostrar onde está, acaba usando essa alternativa de ficar com a câmera fechada. Mas, só é de bom tom fazer isso se a outra parte também estiver fazendo o mesmo. No entanto, tome a iniciativa, quando abrir a reunião já deixe a câmera aberta para incentivar a outra pessoa. Assim como na vida offline, ver o cliente pode te ajudar a conduzir uma reunião melhor. Dessa maneira, você pode analisar a reação do cliente ao que você fala, sua expressão facial e corporal, entre outras vantagens. Além de ter mais recursos para conquistá-lo através da sua própria postura, simpatia, etc.
Manter o microfone aberto o tempo todo
Só faça isso se você estiver em um lugar silencioso, caso contrário, quando você parar de falar, deixe seu microfone mudo. Isso vai ajudar a eliminar os ruídos da conversa e deixar o ambiente digital mais agradável. No entanto, se você estiver em um papo bem fluido e que você esteja falando bastante, provavelmente não vai conseguir deixar fechado. Mas fique atento, sempre que a outra parte estiver dominando o papo, lembre-se de desligar seu áudio.
Fazer em qualquer lugar
O cenário virou preocupação importante para quem está trabalhando em casa, temos que nos preocupar em como vamos esconder a desorganização do dia a dia atrás da gente, além de encontrar um canto silencioso no lar. Mas é bom encontrar um jeitinho, nem que você precise de um lençol pendurado atrás para deixar o cenário mais neutro, ou também, utilizar os recursos de plano de fundo que as ferramentas oferecem. Mas não exagere, seu fundo não precisa ser uma praia, escolha alguma imagem simples. Isso é necessário para ajudar a passar credibilidade, organização e confiança para o seu cliente.
Ficar olhando para si mesmo
Seja qual for o tipo da videoconferência, ninguém gosta de conversar com uma pessoa que está nitidamente olhando apenas para si mesmo na câmera, concorda? Quando você está tentando fazer uma venda, o cliente precisa se sentir especial e ouvido. Então, tudo o que tira atenção dele é um problema para você. Pode parecer que não dá pra perceber, mas é visível quando isso acontece. Já sabemos que é mais difícil estabelecer uma conexão profunda à distância, sendo assim, não coloque mais um obstáculo. Tente olhar sempre para a imagem do cliente, variando também olhando para a câmera diretamente, para ele sentir o famoso “olho no olho”. Isso com certeza vai te ajudar a fazer uma reunião melhor.
Não conhecer a ferramenta antes
Esse é um dos principais erros nessa onda de videoconferências. Estamos lotados de opções para realizar uma reunião: Zoom, Google Meets, Skype, entre várias outras, e claro que nem sempre vamos conhecer a escolhida. Aliás, esse é um ponto importante, você deve perguntar para o seu cliente qual ferramenta ele prefere, para ele já se sentir ouvido. Desse modo, é você quem precisa se adaptar, e caso não conheça a ferramenta selecionada, faça um teste antes; veja como deixar o microfone e câmera ligada, como está seu cenário, se a luz está boa e esteja disponível alguns minutinhos antes. É como se fosse nosso antigo café: perguntamos um local que o cliente gosta, vamos até lá e chegamos antes para ele não esperar.
Não preparar a conversa e não tomar notas
Dois erros clássicos que seguem em alta nas videoconferências. Achei importante ressaltar esses pontos porque fazer uma reunião online dá a sensação de que a gente tem tudo a dois cliques e não precisamos nos preocupar em estar preparados, ou ainda, podemos ficar anotando no computador enquanto conversamos.
Mas ai que mora o perigo! Na hora da reunião você quer abrir vários arquivos ou escrever o que o cliente está falando, mas a pessoa do outro lado não sabe o que está acontecendo e pode sentir que você não está dando a devida atenção. Sendo assim, faça uma pauta antes da conversa, organize o que precisar, deixe os arquivos que vai utilizar já abertos e tome notas em um papel para o cliente ver que você está atento ao que ele diz.
Ficar respondendo mensagens
Esse erro se conecta também com o anterior, assim como não é legal ficar mexendo no computador para encontrar e anotar informações, também não é bom que você fique em contato com outras pessoas. Sabemos que é tudo muito fácil e acessível, já deixamos a aba do Whatsapp aberta e até a tela dividida, mas seu cliente merece sua atenção total. Foque o máximo nele e deixe tudo para responder depois.
Para finalizar, é importante lembrar que quanto melhor você estiver, melhor seu trabalho será. Antes de reuniões importantes, tente fazer alguma atividade relaxante, uma meditação ou repetir algum mantra que te ajude a manter a autoconfiança e concentração. Inteligência emocional é um ponto chave para conquistar bons resultados.
E aí, preparado para a próxima videoconferência?