A inteligência artificial (IA) tem sido pauta das últimas notícias, conversas e debates das últimas semanas, por isso, não poderia deixar de trazer aqui também uma visão direcionada para os vendedores de como utilizá-la para bater suas metas de vendas

Você sabia que 63% das empresas brasileiras com soluções de dados e analytics utilizam IA? Isso é o que aponta pesquisa inédita encomendada pelo SAS (Software de Analytics & Soluções). Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados e aprender com eles, a inteligência artificial está transformando a maneira como as empresas vendem seus produtos e serviços e claro, como o consumidor compra. Vamos explorar aqui três maneiras de como as empresas e vendedores podem se beneficiar dessa tecnologia.

Previsibilidade das vendas

No estudo feito pelo IDC a pedido do SAS, 90% das empresas brasileiras entrevistadas investem em dados e analytics com o objetivo principal de identificar tendências e padrões de consumo, percentual superior à média da América Latina que é de 60%. Isso mostra que grande parte das empresas já utilizam de recursos tecnológicos para previsão de vendas.

Caso você, ou a empresa em que trabalha, faça parte do grupo que ainda não utiliza, a IA pode ajudar a melhorar a precisão das previsões de vendas, permitindo que as empresas identifiquem as tendências do mercado e ajustem suas estratégias de vendas. 

Simplificação nos processos de vendas

A inteligência artificial consegue agilizar e até automatizar muitos processos de vendas, desde a criação e envio de e-mails, agendamento de reuniões com clientes até a recomendação de produtos. Isso permite as equipes de vendas se concentrem em atividades mais importantes, como a construção de relacionamentos. 

Deixa eu te dar um exemplo, recentemente, com a popularização do ChatGPT, muitas pessoas ficaram em dúvida de como ele poderia de fato ajudar em suas respectivas áreas e eu trouxe um insight para os vendedores. Muitos profissionais do varejo gastam boa parte do tempo tentando escrever e-mails e mensagens interessantes para se comunicarem com seus clientes e parceiros. Fiz um teste, e pedi para o ChatGPT escrever um e-mail contando a um cliente que chegaram produtos novos. Veja abaixo o que ele gerou:

Interessante, não é? Provavelmente você perderia alguns minutos para pensar nessa estrutura, ou qualquer outra que você pode pedir para o robô criar, e não seria um tempo muito bem gasto. Você pode apenas personalizar essa e usar o tempo restante com coisas mais importantes para bater suas metas. 

Depois, perguntei ao robô como ele poderia ajudar vendedores externos a baterem suas metas de vendas, e ele deu uma ótima resposta, compartilhei em um vídeo lá no meu Instagram veja aqui. Além dessa pergunta, fiz outros testes, por exemplo, pedi para ele criar um roteiro de vendas para um vendedor que trabalha em uma editora de livros, depois perguntei quais eram os principais pontos que os clientes procuram na compra de um seguro automóvel, entre diversas outras perguntas que fiz para entender como utilizar a ferramenta a meu favor. 

E cara, deixa eu te falar, se você ainda não está usando ferramentas como essa, você está perdendo tempo e a possibilidade de atingir resultados ainda melhores.

A inteligência artificial já vem ajudando a personalizar as ofertas de vendas para cada cliente, considerando seu histórico de compras, preferências e comportamentos de navegação. Isso não é novidade, apesar de muita gente achar que a onda da IA está começando só agora. O mais interessante, neste momento, são as diversas possibilidades que podemos utilizar individualmente, e até como equipe, para aprimorar nossos processos. Quando juntamos as habilidades da IA com o cérebro humano, podemos realizar grandes feitos. 

Dá uma olhada nesses aplicativos, sites e ferramentas que utilizam inteligência artificial.

  • Assistente virtual: Siri, Google Assistant, Alexa, Cortana e Bixby
  • Chatbots: Zendesk, Tars, Intercom, ManyChat e Chatfuel
  • Reconhecimento de voz: Google Voice, Amazon Polly e Nuance Dragon 
  • Recomendação de conteúdo: Netflix, Spotify, Amazon Prime Video e YouTube
  • Reconhecimento de imagem: Google Lens, Amazon Rekognition e IBM Watson 
  • Tradução automática: Google Translate, Microsoft Translator, DeepL e iTranslate
  • Reconhecimento de texto: Google OCR, ABBYY, Textract e Amazon Textract
  • Análise de sentimentos: MonkeyLearn, Amazon Comprehend e Google Cloud Natural Language
  • Reconhecimento facial: Face++, Amazon Rekognition e Microsoft Face API

Isso tudo são ferramentas já disponíveis para utilizarmos em nossas vidas pessoais e profissionais, permitindo transformar processos de vendas e alcançar objetivos ainda mais rápido e com mais qualidade. Para refletir um pouco mais sobre o assunto, vale a pena assistir o TED da Noriko Arai, pesquisadora japonesa em inteligência artificial, ela apresenta seus estudos sobre robôs serem aceitos em universidades.

Análise de sentimentos com inteligência artificial

Para melhorar o processo de vendas, é essencial compreender o sentimento que a marca, produto ou serviço gera/gerou no seu cliente. Mas ter um feedback nem sempre é fácil. A IA pode ajudar as empresas a entender as opiniões e sentimentos dos seus clientes. Isso pode ser feito através da análise de comentários nas redes sociais, avaliações de produtos e feedbacks em geral. 

No tópico anterior, mostrei algumas ferramentas já disponíveis para fazer essa análise. O Amazon Comprehend, por exemplo, permite que você realize a detecção de sentimentos dos clientes, efetue análises nas interações estabelecidas e classifique de forma automática as requisições de suporte recebidas. Com essas informações, as empresas podem ajustar suas estratégias de vendas e melhorar a satisfação do cliente.

Esses são apenas alguns exemplos. A inteligência artificial está transformando não somente as vendas, mas diversas áreas e permitindo que as empresas e profissionais melhorem a precisão de seus trabalhos. A sacada é você estar atualizado para saber como utilizar o que já está disponível. Então, explore e tenha esse diferencial na sua rotina de trabalho. Aos gestores, preocupem-se em ensinar ou levar quem ensine sobre isso para seu time. Empresas que adotam a IA em suas estratégias de vendas podem melhorar a eficiência e a eficácia de suas equipes de vendas, resultando em uma maior probabilidade de conversão e satisfação.

Me conte nos comentários, você já tem utilizado inteligência artificial para bater suas metas de vendas?

×