Luiza Trajano é presidente da Magazine Luiza e conhecida no país por suas habilidades em empreendedorismo, vendas e liderança. Um ótimo exemplo brasileiro de como conseguir inovar e atingir grandes metas. Mesmo em um mercado super competitivo, eles conseguem se manter firmes e fortes com 950 lojas espalhadas em 16 estados brasileiros. E o que afinal eles tem feito para conseguir se manter em destaque? Vou compartilhar aqui com vocês algumas lições que aprendi estudando a história da Luiza e uma maiores empresas do Brasil.

Um passo de cada vez

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”, essa é uma frase de São Francisco de Assis, muito utilizada por Luiza e que podemos incorporar em nossas vidas, principalmente quando falamos de carreira. Estamos sempre querendo fazer coisas incríveis, mas precisamos nos lembrar que muitas vezes a gente tem que conseguir fazer pelo menos o necessário. Os vendedores que converso ficam ansiosos para dobrar a meta, por exemplo, mas se conseguir bater a meta, você já está fazendo o necessário e deve ficar feliz com isso. Um passo de cada vez pode te levar muito mais longe. Diferentemente se você quiser dar saltos maiores que as pernas!

Proximidade com o consumidor

Luiza Trajano costuma visitar pessoalmente suas lojas, conversar com os vendedores e clientes, além de trocar e-mail com eles e dizem que ela até resolve trocas. Isso me lembra um filme, “O Senhor Estagiário”, com a atriz Anne Hathaway que interpreta Jules Ostin, a fundadora e diretora de um site de moda. Em uma das cenas, mostra a personagem principal recebendo em casa um pacote da sua própria empresa. Ela quis testar e se colocar no lugar dos seus consumidores e receber em casa seu produto, justamente para saber como ele chegaria. Ela identificou problemas e foi pessoalmente resolver com o time de manuseio. Por isso, essa lição é tão importante para quem trabalha com vendas. Precisamos o tempo todo ser próximos com o nosso cliente. Ter empatia e nos colocar efetivamente no lugar deles.

Uma dica que você pode levar para sua empresa é criar e preencher um mapa da empatia (veja aqui). Todo o time parar e refletir sobre sentimentos do seu cliente e como vocês vão ajudá-los. Desse modo, irão facilmente conseguir melhorar suas conversões.

Invista em Marketing

 A Magazine Luiza nos prova o quão importante é investir em marketing. As estratégias de publicidade deles vêm desde o começo da empresa. O próprio nome “Magazine Luiza” foi definido após uma ação de marketing. Um concurso de rádio na cidade natal da empresa, Franca (SP), foi realizado para que as pessoas decidissem o nome do negócio. Uma das lições que aprendi com Maurício Benvenutti em seu último livro, o Audaz, é sobre isso. Nele o autor ressalta a importância da gente sempre fazer com as pessoas. E não mais, para as pessoas. Viu a diferença? Esse é apenas um exemplo, mas a Magazine tem feito um excelente trabalho nesse setor.

Em dezembro de 2018 eles receberam o Prêmio Caboré, criado em 1980 pelo jornal Meio & Mensagem e considerado o maior prêmio da propaganda brasileira. Além de ter presença forte nas redes sociais com a influenciadora digital virtual em 3D. O Instagram deles possui atualmente 1,8 milhões de seguidores. Então varejistas e vendedores, não deixem de investir nessa área. Isso com certeza coloca a Magazine Luiza em outro patamar. 

Valorize seu time

Um dos maiores erros de uma empresa é a falta de valorização do time. Uma frase também do Maurício Benvenutti que até compartilhei no meu Instagram diz assim: “Você não constrói uma empresa. Você constrói um time, e o time constrói a empresa”. Então, precisamos tomar esse cuidado e ter esse lembrete em mente. E não só para quem é líder, mas todos devemos nos certificar de ser bons colegas de trabalho e valorizar quem está junto com a gente. Construir um ambiente saudável em que os funcionários se tornarão pessoas engajadas com o negócio.

Luiza Trajano já chegou a declarar em entrevista à revista Pequenas Empresas Grandes Negócios: “Sem os funcionários, não seríamos nada.”. A Magazine Luiza está entre as 150 melhores empresas de 2018. O ranking destaca as companhias que são destaques em gestão de pessoas e bom clima organizacional. Além de ter diversos outros benefícios e programas internos de valorização ao funcionário. Essa lição pode mudar o rumo de um negócio.

Críticas são valiosas

Sabemos que ninguém é fã de ouvir críticas, mas também entendemos a importância de ouvir feedbacks para que possamos crescer efetivamente. Então vendedores, escutem seus clientes e repassem as reclamações. Procurem meios de melhorar a experiência com o seu produto e fazer com que o consumidor tenha vontade de comprar outra vez e até indicar para mais pessoas. E para quem for líder, lembre-se de não se distanciar desse contato. Veja o que a Luiza Trajano diz: 

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo. Por isso, eu fico à frente do SAC do Magazine Luiza. Ninguém gosta de ouvir críticas, porém são elas que nos mostram onde estamos errando. Ouviu, aprendeu, corrigiu. Simples assim.”

Leia também: O que eu aprendi com o cara mais rico do mundo

Gostaram dessas lições da Luiza Trajano? Quais outros nomes e referências vocês gostariam que eu fizesse essa análise também? Deixe aqui nos comentários sua sugestão.

×