Estamos todos passando por um momento histórico e que não estávamos preparados para seus efeitos. O Coronavírus está nos deixando de cabeça para baixo em diversos sentidos. Além da preocupação com a própria saúde, também estamos preocupados com nossos familiares e amigos queridos. Além disso, precisamos nos virar nos 30 com os nossos empregos e negócios.
Antes de partir para as dicas, quero te dizer que essa crise tem atingido diretamente o meu negócio. Para quem não sabe, sou um pequeno empresário e meu principal produto é palestra presencial sobre vendas, liderança e negociação. Sendo assim, você já deve imaginar: todas as minhas palestras deste mês já foram suspensas. Estava com agenda lotada em março, além de um curso presencial programado para abril. Mas, não tem jeito, o que precisamos fazer é organizar a bagunça e buscar novas alternativas. Por isso, pela experiência que tive e vendo várias especialistas compartilhando soluções criativas, decidi reunir algumas dicas para ajudá-los a enfrentar esses novos desafios.
1) Faça uma análise geral do seu negócio
Em primeiro lugar, é preciso parar tudo e respirar. Se reconectar com o seu propósito e analisar o que as pessoas esperam de você. Sabemos que nem todos os negócios são possíveis de se manter em pé somente através do digital, mas é hora de entender um ponto importante, afinal, o que você entrega para o seu cliente?
Por exemplo, eu não entrego palestras, eu entrego CONHECIMENTO. Relembrando disso, foi mais fácil chegar em novas alternativas. Se eu entrego conhecimento, como poderia continuar fazendo isso sem as palestras? Primeiro passo foi acertar a programação das minhas redes sociais, produzir um curso totalmente on-line e gratuito para os meus seguidores lá no Instagram. E aos poucos estamos estabelecendo o planejamento para os próximos meses. Essa adaptação não foi algo de última hora, afinal, já tenho cursos digitais e também atendo sessões de coaching on-line. Ser cada vez mais presente na Internet é um projeto que tenho trabalhado há bastante tempo, mas que eu não estava 100% preparado para não precisar das palestras. Só que agora precisamos sair da fase de testes, e é o que estamos fazendo.
2) Foque em problemas reais
Calma que eu não vou desmerecer nenhum tipo de problema aqui. Mas o fato é que, com tantas informações e demandas, nós acabamos criando problemas para o nosso negócio antes mesmo de ter certeza que ele existe. Então, antes de prosseguir e procurar por alternativas, entenda quais são seus reais problemas. É o dinheiro? É pagar funcionários? É pagar fornecedores? Serviços? Como vender o seu produto? Como entregar o seu produto? Coloque tudo no papel, e de forma exata. Por exemplo, se você precisa de 10 mil reais para pagar seus funcionários, e se você não vender nada esse mês, não terá dinheiro, isso é um problema real. E aí sim, a partir disso, podemos tentar encontrar alguma solução no fim do túnel.

3) Acompanhe a movimentação do mercado e concorrentes
Como pequeno empresário, sempre considerei muito o que os maiores estão fazendo também. E neste momento não está sendo diferente, afinal, eles possuem mais verba para adaptar o que for preciso. Então, estou acompanho tudo, vejo o que está funcionando e procuro adaptar para mim o que pode ser interessante também. Quando possível, é ainda mais legal se der para unir forças. Mas, de qualquer forma, veja o que as empresas do seu segmento estão fazendo. Vou compartilhar um case que achei muito interessante, de uma marca, relativamente pequena, que correu para se adaptar às demandas do Coronavírus.
Conheça a Dobraflix
A Dobra é uma empresa que tem como produto principal carteiras de papel, totalmente artesanais. Por conta da pandemia, precisaram repensar o contato humano nesse momento. Desse modo, aproveitaram produtos que não eram as grandes estrelas da marca para torná-los o foco principal: seus cursos digitais. Após o anúncio da necessidade de uma quarentena no país, eles anunciaram a Dobraflix, um portal com diversos conteúdos totalmente on-line e gratuitos. Se liga nessa explicação que eles deram: “por ora, a dobra vai existir como um canal de conteúdo, na esperança de entreter seus próximos dias, de deixar tudo mais leve, mais fácil e divertido.” Animal, né?
4) Como você pode colaborar com o seu cliente?
Esse será um momento difícil para aquisição de clientes, então, a recomendação é focar na retenção daqueles que já estão ou estiveram com você. É hora de mostrar para o seu cliente que ele pode contar com você. Certamente isso vai depender da sua estrutura, mas tente fazer algo, nem que seja mínimo, por ele. Algumas empresas estão disponibilizando cursos gratuitos, como a própria Dobra que citei anteriormente, Rock Content, FGV, WeMentor, entre outras.
Um dos setores mais afetados são as companhias aéreas, e, apesar de bastante dificuldades, algumas companhias estão remarcando viagens dos seus clientes sem cobrar taxas, transportando profissionais da saúde gratuitamente, além de suprimentos e equipamentos clínicos necessários. São exemplos completamente diferentes, mais para você entender que o momento agora é: ser lembrado positivamente pelos seus clientes no futuro. Ele precisa lembrar que você foi bom para ele, e assim, ele voltará a consumir com você assim que puder.

5) Sete coisas para você não fazer durante a pandemia do Coronavírus
As primeiras certezas que começamos a ter é sobre o que não fazer. A partir disso também fica mais fácil encontrar o caminho contrário, do que fazer. Então, na sua análise do concorrente (falamos disso no tópico 3), veja o que eles estão fazendo que já está dando errado. Observando a movimentação de pequenas e grandes empresas, temos aqui 7 coisas para você não fazer. O resultado? Manter o seu negócio em pé e a imagem dele bem assegurada! Confira:
- Fazer uma comunicação tentando diminuir o perigo do vírus ou desmerecendo a quarentena, não vá contra as recomendações oficiais da saúde;
- Permanecer com o estabelecimento aberto, só faça isso caso o seu negócio seja essencial e permitido pelo Governo de estar aberto;
- Usar gatilhos mentais de urgência e escassez, isso pode gerar desespero e uma imagem muito negativa de uma marca que só pensa em vender. Queremos vender, mas não forçar a venda num momento como esse;
- Demorar no atendimento ao cliente ou não trazer soluções para ele, sempre responda e ofereça algum tipo de alternativa;
- Cobrar por cancelamentos e remarcações, faça o possível e impossível para ser flexível com seus clientes;
- Ignorar completamente o digital, alimente as redes sociais do seu negócio, tenha atendimento via Whatsapp, invista em um site… se você está perdido, procure cursos gratuitos sobre isso ou até mesmo vídeos no Youtube.
- Esperar tudo passar de braços cruzados, por mais que estejamos emocionalmente abalados com as situações, batalhe para salvar o seu negócio. E se, ainda assim, não tiver jeito, comece a estudar para se levantar e ficar em pé na próxima. O problema não é cair, é a gente não procurar como é que fica em pé.
Obs: confira também a tabela da Agência de Bolso como exemplos específicos para diferentes negócios do que fazer durante essa pandemia.
Curtiu? Se tiver alguma sugestão, deixe aqui nos comentários também. Vamos continuar essa troca. E acompanhem o meu Instagram (@alexandre.lacava) que estou disponibilizando diversos conteúdos para auxiliá-los a enfrentar esses novos desafios que vieram com o Coronavírus.