Hoje em dia, cada vez mais gente está percebendo que não precisa ficar em um emprego em que não é feliz. Existem muitas pessoas que decidem mudar de carreira porque estão cansadas de trabalhar em empresas, ou até mesmo porque não conseguem encontrar um emprego formal diante do aumento do desemprego no Brasil. Se você se identificou com uma dessas opções, saiba que esse pode ser um momento para mudar de vida, fazendo algo realmente prazeroso como autônomo

Trabalhar por conta própria pode ser uma ótima opção, tendo em vista que você será seu chefe e poderá gerenciar a sua agenda de acordo com as suas necessidades. Ter flexibilidade de horário é muito bom, principalmente para os pais e mães que precisam de mais tempo para dedicar às crianças. Caso ainda não tenha encontrado o que gostaria de fazer como autônomo, separei 8 ideias para você:

Dar aulas particulares

Se você sempre teve facilidade com alguma matéria da escola, ou se é formado em alguma área, pode investir em dar aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes que têm dificuldade no colégio. Existem muitos pais dispostos a pagar alguém que ajude seus filhos a melhorar o desempenho na escola. 

E se você fala fluentemente alguma língua pode dar aulas particulares, já que o interesse em aprender e praticar outros idiomas cresce cada vez mais. Outra opção é dar aulas relacionadas à arte como instrumentos musicais ou dança. Repassar conhecimento é algo incrível e que pode te ajudar a ganhar um dinheiro extra. Uma plataforma interessante é a SuperProf, onde você pode se inscrever para dar aulas de vários tipos. 

Dar aulas particulares, opção para autônomo

Escrever textos 

Hoje em dia é muito importante que as empresas estejam presentes também no ambiente on-line para ganharem maior visibilidade no mercado. Por isso cresceu muito a procura por redatores autônomos que escrevam textos para a internet e produzam marketing de conteúdo. 

Seja nas redes sociais ou nos sites e blogs, existem muitas oportunidades para produzir conteúdo. Portanto, se você gosta de escrever, essa pode ser uma boa chance de ganhar dinheiro. Para se aprimorar, procure aprender e praticar sempre. A Rock Content oferece vários cursos sobre o assunto, e alguns deles são grátis. Vale a pena conferir!

Trabalhar como fotógrafo

Você é aquele amigo que vive tirando foto de todo mundo? Pois saiba que você pode transformar isso em profissão. Se você já tem uma câmera profissional, melhor ainda! Mas se ainda não tem, existem opções semiprofissionais no mercado que são mais acessíveis e já te permitem fazer alguns jobs

Você pode começar fazendo books para a sua família e amigos, ou fotografando alguns eventos mais simples para construir um portfólio legal. Não se esqueça de sempre buscar melhorar o seu trabalho praticando e buscando conhecimento. Se não puder bancar um curso agora, procure aprender na internet, que está lotada de informações sobre o assunto.

fotógrafo autônomo segurando a câmera

Fazer artesanato

O artesanato, que foi desvalorizado por algum tempo, agora está ganhando novamente o protagonismo que merece. Nas redes sociais, o trabalho feito à mão também ganha cada vez mais destaque. Por isso, a dica é: esteja presente também no ambiente on-line para expor seus produtos. Existem perfis no Facebook e no Instagram que vendem capas de almofada, bijuterias e até mesmo panos de prato personalizados e que vendem bastante. 

Também existem feiras voltadas exclusivamente para o artesanato onde você pode ganhar novos clientes. Em São Paulo, um exemplo que faz muito sucesso é a Feira Jardim Secreto, mas com certeza na sua cidade existe algum lugar onde você possa expor o seu trabalho. Essa pode ser uma boa chance de ficar conhecido no mercado. 

bolsas artesanais de autônomos
O trabalho autônomo pode ser uma ótima opção para quem quer mudar de carreira e ter flexibilidade de horário.

Trabalhar com pets

O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil, pois quase toda casa tem um ou mais bichinhos de estimação. Se você ama animais, pode ser muito feliz trabalhando com isso. Existem várias possibilidades: Você pode fazer um curso para trabalhar com banho e tosa a domicílio ou para trabalhar como adestrador de animais, você pode cuidar de um pet quando o dono estiver viajando ou enquanto ele trabalha, e também pode trabalhar como dogwalker, passeando com cachorros na rua. Para as duas últimas opções existe uma plataforma chamada DogHero, onde você pode se cadastrar para oferecer seus serviços. 

Trabalhar com beleza e estética

O mercado da beleza só aumenta, e a tendência é crescer cada vez mais. Existe uma infinidade de opções com as quais você pode trabalhar. A dica é focar em um serviço e se especializar nele. Assim você vira referência no assunto e consegue mais clientes. E, é claro, não se esqueça de expor seu trabalho na internet.

A área da estética é muito ampla. Ou seja, você pode trabalhar com unhas, cílios e sobrancelhas, massagens, limpeza de pele, maquiagem, depilação, penteados, e por aí vai. Outra coisa muito importante é estar sempre antenado nas tendências e se atualizar com cursos sempre que possível, pois os clientes adoram novidades.

Vender doces

Sabe aqueles docinhos que todo mundo sempre pede para que você faça nos aniversários da família? Ou aquela sua sobremesa que já é famosa entre os amigos? Está na hora de começar a cobrar por eles! Existem muitas histórias de pessoas que saem de seus empregos formais para trabalhar vendendo doces e são super felizes. Você pode adoçar a vida de muitas pessoas fazendo bolos, brigadeiros, trufas e o que mais a sua imaginação mandar.

doces de vendedor autônomo

Trabalhar com marcenaria

Sempre existe alguém precisando de serviços de marcenaria. Seja para fazer um planejado, ou para montar aquele móvel recém comprado. Sendo assim, se você tem a marcenaria como hobby, ou gostaria de aprender mais sobre isso, investir na área pode ser uma boa opção. Existem diversos cursos onde você pode praticar mais e aprender a fazer móveis incríveis. Para conseguir seus primeiros trabalhos, você pode se cadastrar no site GetNinjas, que é uma plataforma que faz a ponte entre clientes e prestadores de serviços. 

mulher trabalhando como autônomo em marcenaria

Partiu trabalhar como autônomo?

Trabalhar por conta própria nem sempre é fácil. Mas com planejamento e força de vontade é possível ganhar dinheiro com o que você realmente gosta de fazer. O importante é aprender cada vez mais sobre a área que você quer se especializar e colocar todo esse conhecimento em prática. 

Caso você não queira entrar de cabeça no trabalho autônomo, procure usar o seu tempo livre para prestar alguns serviços até se sentir mais seguro para fazer deste o seu meio de vida. 

Enfim, esteja você vendendo um produto ou um serviço, atrair novos clientes é algo muito importante. Afinal, é assim que o seu negócio irá crescer. Eu fiz um vídeo para o meu canal no Youtube ensinando como fazer a prospecção de clientes, confira:L

E você, já faz algum trabalho por conta própria ou está pensando sobre isso? Deixa aqui nos comentários!

×