Como desenvolver a tal inteligência emocional? Essa é uma dúvida de muitos, mas já adianto que esse é um processo constante. Não tem como mudar do dia para noite, mas é preciso começar. Por isso, resolvi compartilhar aqui um conteúdo que abordo nas minhas sessões de coaching e durante os meus workshops e palestras. Neste artigo irei listar os 5 pilares da inteligência emocional que, ao conseguir colocar em prática, você com certeza será capaz de controlar os impulsos, sentimentos e emoções e, consequentemente, atingir melhores resultados na vida profissional e pessoal.
O que é inteligência emocional?
Em primeiro lugar, é legal repassar o conceito da inteligência emocional. Podemos defini-la como a capacidade de um ser humano identificar e reconhecer suas próprias emoções para direcioná-las a seu próprio favor. De uma maneira que mantenha o equilíbrio e o ajude a obter melhores resultados. Isso explica o porquê tanta gente busca por desenvolver essa capacidade e, ao mesmo tempo, é possível compreender o motivo de ser um processo longo e não tão fácil. Afinal de contas, sabemos que ninguém escolhe ser dominado pelas emoções. Ninguém escolhe ser uma pessoa ansiosa ou explosiva, certo? Mas podemos escolher por mudar esse cenário! Então, se você quer deixar de ser comandado por suas emoções, está começando pelo lugar certo.
É importante saber também que o nosso lado emocional do cérebro funciona mais rapidamente do que o lado racional. Sabe aquela briga que você saiu falando tudo o que pensava e algum tempo depois, ao refletir sobre, reconheceu que exagerou no calor da emoção? Pois é, o seu lado racional não teve tempo suficiente para processar as informações e você ainda não tinha o controle emocional. Está na hora de mudar isso.
Obs: se você quer aprender mais sobre o que é inteligência emocional, dá uma olhada nesse post do blog que têm algumas indicações de livros bem legais.
Os 5 pilares da inteligência emocional
A partir do momento que começamos a perceber que somos movidos principalmente pelos sentimentos, enxergamos a necessidade de entender e colocar em prática os pilares da Inteligência Emocional. Esses pilares foram definidos por Daniel Goleman no livro “Inteligência Emocional”, provavelmente o livro mais conhecido sobre o tema.

1 – AUTOCONSCIÊNCIA EMOCIONAL
Nesse primeiro pilar, compreendemos que é preciso saber reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. Se acontecer algo entre você e um colega de trabalho, por exemplo, e aquilo faz você se sentir mal pelo restante do dia, mas você só vai perceber muito tempo depois ou nem percebe que foi aquela situação que desandou o restante do seu dia, significa que você ainda não está prestando atenção nos seus sentimentos e emoções.
Sendo assim, uma dica que passo para os meus alunos nas sessões de coaching é: escreva. Ao fim do dia, tire um tempo para analisar o que aconteceu. Você se sentiu bem em quais momentos? Por qual motivo? E se sentiu mal? Quando? Vai investigando! Não tem como você controlar emoções que nem reconhece ainda. E ao fazer esse exercício da escrita, ou alguma outra coisa que te ajude nesse processo, você vai ir se conhecendo até chegar no momento em que conseguirá reconhecer seu sentimento enquanto ele ocorre, que é o objetivo principal desse primeiro pilar. Autoconhecimento é a chave.
2 – CONTROLE EMOCIONAL
O segundo pilar é sobre ter a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Sabe aquele momento, que comentei logo no início, de perder o controle e falar o que não deve? Então, esse é um dos principais objetivos de quem está buscando por inteligência emocional: saber controlar suas emoções. E quando falamos de controle, estamos falando sobre monitorar. Não significa não sentir, significa conseguir identificar e administrar. Se você ficou ansioso em algum momento no seu trabalho, identifique o que estimulou aquele sentimento. Foi uma nova tarefa? Um feedback negativo? E ao reconhecer, você começa a buscar como gerenciar esses sentimentos. Pode ser com a decisão de permanecer quieto ao invés de falar algo do qual percebe que vai se arrepender depois ou escolher decidir sobre determinado tema em outro momento ao invés de tomar a decisão sob o efeito da raiva por exemplo ou uma infinidade de possibilidades que, ao reconhecer suas emoções com clareza você possa testar diferentes reações e posicionamentos.
3 – AUTOMOTIVAÇÃO
Quando você passar por esse caminho de autoconhecimento, você chega no ponto de conseguir dirigir as suas próprias emoções a serviço de um objetivo. A automotivação só é possível por esse ser um processo consciente. A inteligência emocional requer que você analise como você se sente, para que você possa decidir como se comportar. É entender, por exemplo, que você ficará ansioso para realizar uma apresentação, mas que há caminhos para você se manter calmo e tranquilo para realizar essa tarefa, por exemplo fazer uma meditação minutos antes de começar ou fazer exercícios leves que consumam a adrenalina, diminui a ansiedade e deixe você mais atento ao que realmente importa, ou seja, se automotivar. O segredo aqui é usar a energia da emoção, seja ela qual for, como recurso para seguir rumo aos seus objetivos.
4 – RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES NAS OUTRAS PESSOAS
A tão conhecida empatia. O processo para desenvolver inteligência emocional requer que sejamos capazes de reconhecer não somente nossas emoções, mas também a do outro. Ser capaz de se colocar no lugar do outro, de compreender suas necessidades e emoções com certeza é algo a ser buscado. E mais uma vez, esse pilar fica muito mais fácil de ser colocado em prática a partir do momento em que você é capaz de reconhecer suas próprias emoções. Sem entender a si próprio, é bem difícil entender o outro.
E ser capaz de ter empatia com o outro, não só te torna um ser humano melhor, como também um profissional melhor. Inclusive, já fiz um vídeo lá no meu canal sobre o mapa da empatia, uma ferramenta bem legal para conseguir aumentar suas vendas. Dá uma olhada:
5 – HABILIDADE EM LIDAR COM AS EMOÇÕES NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
Por fim, o último pilar é sobre ser capaz de lidar com as emoções em seus relacionamentos. Na verdade, em todos os pilares você conseguirá enxergar os resultados nas suas relações. Afinal, quando tomamos consciência das nossas emoções melhoramos nossas reações, nossa comunicação, nossa habilidade de ter empatia, etc. No entanto é importante esse pilar para lembrar que ter inteligência emocional é conseguir ir além de reconhecer e gerenciar seus sentimentos, é também conseguir conduzir melhores relações. Seja entre amigos, familiares ou colegas de trabalho. Isso permitirá que você crie ambientes mais positivos ao seu redor e tenha muito mais qualidade de vida.
Reflita em qual desses pontos você acredita que mais tem dificuldade. Repare na sua rotina, nas suas emoções, em suas relações pessoais e profissionais e faça uma autoanálise. Depois, claro, busque pela evolução. Se quiserem continuar essa conversa, me procurem! Esse é um dos pontos que eu mais gosto de trabalhar com os meus aprendizes e alunos, e é nítido o crescimento depois.