Liderar com inteligência emocional é um desafio que todo gestor precisa saber como cumprir. Além disso, acredito fortemente que a inteligência emocional é o segredo para aumentar as vendas de um time. Esse é um tema que falo com frequência aqui, nas minhas palestras e até no meu livro “7 passos para ser um líder de vendas”. Mas caso você esteja chegando por aqui agora, vamos retomar um pouco esse conceito tão poderoso e que eu sou apaixonado.
O que é inteligência emocional?
Basicamente é a nossa capacidade de reconhecer e lidar com nossas emoções, e direcioná-las a nosso favor. O lado emocional do nosso cérebro funciona mais rápido do que o lado racional, por essa razão, a inteligência emocional se faz necessária: precisamos aprender a identificar e trabalhar nossos sentimentos antes de externalizar e acabar nos prejudicando com eles. Para isso, é preciso percorrer um caminho de muito autoconhecimento.
Como conquistar a inteligência emocional?
Desenvolver a inteligência emocional não é uma tarefa da noite para o dia, é um processo que pode incluir diversas atividades. A base da inteligência emocional, como eu disse anteriormente, é muito autoconhecimento, então, sempre recomendo ações direcionadas a isso e com estudos complementares focados no assunto. Vamos lá:
- faça terapia;
- pratique exercícios;
- leia livros e filmes sobre assuntos diversos;
- priorize seu sono;
- tenha um hobby;
- faça rituais espirituais ou de meditação;
- estude mais sobre inteligência emocional: veja aqui dicas de filmes sobre o tema e abaixo um vídeo com indicações de livros sobre o assunto.
Além disso, a ajuda de um coach com certeza é muito enriquecedora. Já trabalhei esse aspecto com muitos clientes que tiveram resultados excelentes. Entre em contato para saber mais.
Mas voltando ao assunto, quando utilizamos dessa ferramenta da vida para liderar um time, os resultados são muito melhores. E não somente nos números de vendas, mas também no dia a dia da equipe e no impacto emocional de cada membro dela, inclusive o líder. Afinal, sabemos que os vendedores sofrem muita pressão dentro das empresas para alcançar metas, desse modo, precisamos batalhar para criar ambientes mais saudáveis para nossa comunidade. Por isso, separei as características necessárias para se liderar com inteligência emocional, dá uma olhada:
5 características de um líder com inteligência emocional
1 – Autocontrole emocional
Um líder com inteligência emocional não explode de raiva quando as coisas dão errado, não saí xingando funcionários ou batendo portas na empresa. Controlar as emoções é tarefa básica de qualquer ser humano, mas o líder precisa saber continuar tocando o barco mesmo quando estiver irritado com seus companheiros.
2 – Automotivação
Sempre citamos que uma das habilidades de um gestor de sucesso é saber manter uma equipe motivada, mas antes disso, ele precisa ser capaz de manter a si mesmo motivado. Mais um motivo para se preocupar em desenvolver a inteligência emocional, saber reconhecer quais são as emoções que estão tomando conta de si e o que é preciso fazer para manter o gás na rotina do trabalho.
3 – Comunicação clara
Quando o líder se conhece e entende seus próprios processos, ele também consegue definir com mais clareza os processos do time e comunicar isso com clareza. Um exemplo simples, um gestor pede organização de algo, você organiza e ele não gosta da sua organização. Frustração de ambos os lados, certo? O líder com inteligência emocional já possui autoconhecimento para saber o método de organização que ele prefere e que é mais eficiente, comunica isso com clareza ao time, ajuda na adaptação e gera menos frustração para todos.
4 – Capacidade de reconhecer os próprios erros
Errar não é um problema para aqueles que desenvolvem a inteligência emocional, afinal, faz parte da vida. Mas sabemos que é muito comum alguns chefes terceirizarem culpas e não assumirem a responsabilidade ao errar, mas um bom líder não tem medo de voltar atrás sempre que precisar e corrigir seu erro. Não ter medo do julgamento alheio, de falhar, e ser visto como mais humano são possibilidades dadas através da inteligência emocional.
5 – Adaptabilidade para mudanças
O líder preparado emocionalmente sabe lidar com as mudanças, e isso tem sido cada dia mais importante, já que estamos vivendo no mundo BANI. Quando você não desenvolve inteligência emocional, fica irritado, frustrado e desmotivado a cada mudança que acontece. Desse modo, é importante que você tenha as ferramentas necessárias para saber como se automotivar diante de situações comuns que exigem tanto de você.
Quanto melhor emocionalmente você estiver, melhor estará sua equipe e consequentemente, seus resultados.
Você já possui todas essas características? Quais precisa melhorar?