Pedir um aumento de salário é sempre um momento delicado. É preciso ser cauteloso para não errar nesse processo e ficar malvisto dentro da empresa. No entanto, é algo que muitas vezes precisa realmente ser feito – principalmente dentro das empresas que não têm uma organização clara quanto a isso. Em alguns lugares esse caminho é bem definido e compartilhado com os funcionários, mas, infelizmente, não é a realidade de todos os negócios. Sendo assim, resolvi compartilhar aqui algumas dicas para conseguir dialogar sobre isso com seus superiores e conquistar um aumento de forma merecida! 

1 – Entenda o momento da empresa e do mundo

Em primeiro lugar, é necessário buscar pelo momento certo, para que não haja desculpas – autênticas – para recusarem a sua solicitação. Se o setor da sua empresa estiver em crise, ou se a companhia em que trabalha estiver demitindo pessoas em massa, por exemplo, definitivamente não será o momento certo e além de tudo você pode parecer muito insensível ou até alienado. Tome cuidado! Aguarde uma estabilidade na empresa, acompanhe as notícias do mercado e utilize isso a seu favor. Quando for conversar com seus líderes, você pode apresentar dados de crescimento do setor e da empresa para te respaldar e mostrar que faz sentido o seu pedido naquele momento.

2 – Conheça seu valor no mercado

Um dos maiores erros na hora de pedir um aumento, ou até de indicar qual a sua pretensão salarial, é não saber qual a média que pagam para profissionais com o mesmo cargo que o seu. Desse modo, faça antes uma pesquisa em sites especializados como o Vagas para ter certeza de qual o salário médio para sua função. Verifique em sua região específica e de vagas que procuram por pessoas com suas qualificações, esteja dentro da realidade do seu mercado porque provavelmente sua empresa irá apresentar-lhe esse ponto se você estiver pedindo algo muito acima da média. 

Além disso, certifique-se que você merece um aumento e que seu valor esteja de fato subindo. Você é um profissional que investe em cursos de atualização na sua área? Que está aprendendo e em constante crescimento? Está agregando valor na sua empresa e ajudando a aumentar resultados? Vamos complementar esse assunto no próximo tópico, mas é importante entender que seu valor como profissional está alavancando para você conquistar um aumento de salário.

3 – Mostre o seu valor dentro da empresa

Analise os benefícios que suas entregas geram! Compartilhe com seus superiores suas realizações dentro da equipe, metas alcançadas, projetos realizados, tarefas que executa, etc. Exiba uma apresentação, como se fosse um portfólio interno, de como seu trabalho já impactou nos resultados do time e podem continuar alavancando o sucesso da empresa. De modo que será indiscutível o seu merecimento de um salário melhor, afinal, você de fato contribui para o aumento de ganhos do negócio.

4 – Durante a conversa controle suas emoções, mantenha-se profissional e calmo 

Uma vez que você perdeu o controle de suas emoções (seja por frustração ou raiva) é improvável que você se recupere e consiga bons resultados. Por essa razão, é importante que você saiba utilizar sua inteligência emocional para manter a conversa profissional e não levar tanto para o lado pessoal. Lembre-se, estamos falando de dinheiro e mexendo com o lucro da empresa, sempre haverá um pouco de resistência do outro lado – por mais merecido que seja o aumento e que você tenha cumprido todos os tópicos anteriores. Se for o caso, planeje a conversa antes, ensaie com alguém que você confia e prepare-se para todos os cenários possíveis.

Dá uma olhada nesse vídeo, nele eu conto um pouco sobre o que é inteligência emocional e como utilizá-la a seu favor nos relacionamentos e principalmente nas suas negociações.

5 – Desenvolva um plano B 

Se tudo der errado naquela negociação, qual outro caminho você poderia tomar? Mudança de empresa, carreira solo, etc? Tenha um plano B para que você visualize um futuro independente de receber um aumento ou não. Afinal, essa situação pode gerar um sentimento ruim em você, mas tendo outros caminhos planejados isso será mais fácil de aceitar e seguir em frente. 

Por exemplo, na sua área, é possível seguir empreendendo? Ou trabalhando de forma independente como freelancer? Há vagas em aberto no mercado? Procure empresas que você gostaria de trabalhar, entre em contato, veja se há vagas abertas, participe de processos seletivos na sua área e permita-se descobrir novas possibilidades. Quando for o momento certo, você seguirá em um novo trajeto profissional.

Preparados para pedir seu aumento salarial? Estou na torcida pelo seu sucesso, que você consiga conquistar o salário que merece! E se tiver alguma dica complementar, deixe nos comentários e vamos trocando experiência.

×