Se você estuda esse tema, deve estar cansado de ouvir que humanizar as vendas é algo necessário, mas eu vou além: isso se tornou uma estratégia essencial para qualquer negócio que busca destaque no mercado. Com uma concorrência acirrada,  a informação na palma da mão e a inteligência artificial, as pessoas estão valorizando cada detalhe na hora da compra, ou seja, ter uma abordagem personalizada e empática pode te destacar nessas horas.

Por isso, separei alguns insights e um pouco da minha experiência sobre como humanizar as vendas pode melhorar a conexão com os clientes, pensando em dar mais visibilidade para o seu negócio.

Mas, primeiro, o que significa humanizar as vendas e como aplicar no dia a dia? Continue lendo este artigo para entender perfeitamente.

O que é ‘humanização das vendas’?

É sobre tratar seus clientes como seres humanos e não os enxergar apenas como números e “vendas feitas”. Ou seja, envolve escuta atenta, compreensão das necessidades de cada um, preocupações, e, o mais importante, conseguir oferecer soluções personalizadas que façam sentido e diferença na vida daquele cliente.

A humanização das vendas ajuda a criar uma relação de confiança e lealdade, e, consequentemente, tornando-a uma cliente fiel. Acredite: esses são fatores críticos e que estão por trás do sucesso de qualquer (e toda) empresa.

Por isso, separei algumas dicas para implementar a venda humanizada no seu negócio nos próximos dias. Confira: 

1. Conheça o seu público-alvo

Com certeza você já ouviu falar sobre a pesquisa de público-alvo e como é importante saber exatamente quem você quer atingir. Por isso, conhecer profundamente esse público significa ir além das estatísticas demográficas básicas e explorar mais detalhes, como os valores, desafios e desejos desse público. Mantenha um diálogo constante com seus clientes, faça pesquisas, busque por feedbacks e as mudanças acontecerão.

2. Tenha escuta ativa

Essa é uma habilidade crucial para qualquer processo de venda humanizada. Sempre que estou conversando com um cliente (ou possível cliente), faço questão de estar 100% presente ao que ele está me dizendo, com perguntas abertas e demonstrando um real interesse.

Sabe qual o resultado? A construção de uma confiança e uma relação sólida com seu cliente, além de conseguir insights valiosos para implementar no meu negócio.

3. Ofereça uma experiência personalizada

Mais um item que você pode pensar: repetitivo. Mas é a verdade! Personalização e apresentação do seu negócio são as chaves para a humanização. Utilize as informações que já tem para conseguir adaptar sua abordagem. 

Aqui você vai precisar ajustar as formas de comunicação, recomendar produtos específicos e até lembrar detalhes que já foram conversados anteriormente. Experiência própria: demonstrar atenção mostra que me importo com o meu cliente como indivíduo. Experimente!

4. Seja transparente e autêntico com seu público

Transparência e autenticidade são fundamentais nesse processo, sim! Sempre tento ser o mais honesto possível sobre o que posso ou não oferecer, e não tenho medo de admitir quando não sei algo, por exemplo.

Para alguns, essa sinceridade acaba sendo antiprofissional, mas não é assim que eu vejo. Essa transparência mostra ao cliente que ele pode confiar em mim e que estou comprometido em proporcionar a melhor solução, mesmo que o resultado seja direcionar para outro lugar.

5. Adote a prática do feedback contínuo

O feedback para toda empresa é fundamental. Só a partir dessa opinião conseguimos entender se estamos no caminho certo ou não.

Eu sempre busco ouvir os feedbacks dos meus clientes e entender como foi a experiência deles ao longo de todo processo, e uso essas informações para ajustar e aprimorar minha abordagem para os próximos.

O feedback não só melhora qualidade das vendas, como também mostra aos clientes que suas opiniões são valorizadas e levadas a sério – e demonstrar isso para quem confia no seu trabalho é primordial!

6. O pós-venda também é importante 

Por fim, de nada adianta ter um processo de venda incrível se o pós-venda não tem a mesma qualidade. Lembre-se: o relacionamento com cliente não termina com a venda. 

É no momento após a compra que você deve reforçar e estreitar essa relação para conseguir garantir a satisfação da pessoa. Uma das técnicas que você pode implementar é tentar manter um contato regular, oferecer suporte contínuo e informar sobre novos serviços ou promoções que possam interessar aquela pessoa.

Esse cuidado demonstra o seu comprometimento com o seu negócio e com a satisfação de quem confiou em você.

Veja também o vídeo abaixo, que publiquei em meu canal, sobre humanizar o atendimento ao cliente:

Viu só? Humanizar as vendas é uma estratégia poderosa e que pode transformar a sua relação com os seus clientes, trazendo mais resultados positivos para o seu negócio. Utilizando cada uma dessas dicas você verá que é possível criar conexões mais profundas e duradouras. Afinal, o que seria do mundo das vendas se não as relações humanas e que realmente fazem a diferença?

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