O final do ano é, sem dúvidas, a melhor época para vender mais. É o momento em que os clientes chegam para comprar os presentes, é quando todo mundo quer deixar a casa em ordem, é quando todos querem cuidar da aparência para as festas de fim de ano. Isso sem falar nos gastos das viagens de férias.
Sejam pelos presentes e festas ou pelo recebimento do Décimo Terceiro Salário, o comércio fica mais movimentado e o consumidor tende a gastar mais do que o normal, tanto em produtos, quanto em serviços. E se você quer se destacar, precisa se preparar para oferecer a melhor experiência para o seu cliente. Pensando nisso, preparei 7 dicas para te ajudar a vender mais:
Dê um up no seu estabelecimento
Se você puder dar uma repaginada no ambiente onde atende os seus clientes, isso trará uma energia e imagem nova para o seu negócio. Não precisa ser necessariamente uma reforma, às vezes uma pintura na parede, ou mesmo os enfeites de natal já ajudam. A mudança vai chamar atenção e te ajudar a atrair mais clientes.
Se isso não for possível, não tem problema. Você pode mudar uma mesa, balcão ou arara de lugar. Isso também já vai ajudar a melhorar a cara do ambiente, pois cria um efeito surpresa que acaba chamando a atenção da clientela. Pode ter certeza que eles vão notar que algo está diferente! Além de atrair mais pessoas, as novidades vão fazer com que os seus funcionários também se sintam mais motivados.
Defina os melhores produtos e prepare o estoque
Escolha dentre os produtos ou serviços que você oferece, quais são os que mais se adequam a essa época de final de ano. Você precisa definir e fazer dele o carro chefe da sua empresa, procurando colocar esse produto em destaque no seu negócio para impulsionar as vendas.
Tendo definido quais serão os produtos que ganharão protagonismo, uma coisa muito importante é preparar o seu estoque. Pois pior do que não vender, é vender e não entregar. Neste caso, a sua empresa ficará com uma impressão péssima e o cliente raramente voltará. Sendo assim, é muito importante que você tenha um bom estoque que atenda a toda essa demanda de final de ano.
Use o marketing a seu favor para vender mais
Essa é uma dica para o ano inteiro. É super importante investir em marketing para divulgar o seu negócio. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado. Você precisa fazer com que os seus futuros clientes conheçam o seu estabelecimento e saibam que tipo de produto e serviços você oferece.
Caso não haja verba, não tem problema. As redes sociais estão aí para te ajudar a vender mais. Como? Faça postagens interessantes e com um conteúdo completo, que conversem com o que você quer vender. Isso, com certeza, irá atrair mais clientes, pois hoje em dia muitas pessoas fazem pesquisas na internet antes de comprar. É muito importante que sua empresa esteja presente também no ambiente on-line, principalmente porque o seu concorrente provavelmente já está por lá.
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Para vender mais e fidelizar o cliente, é importante proporcionar a melhor experiência de compra para ele.
Faça promoções
Além da Black Friday, que todo comércio costuma pegar uma carona, use a imaginação e seu conhecimento do negócio para criar outras promoções, afinal os clientes adoram promoções. Mesmo que seja algum desconto que, financeiramente, não represente tanto assim, enquanto consumidores nós acabamos sendo atraídos. Uma outra ideia é fazer uma venda casada, ou dar um brinde aos clientes. Isso passa a sensação de que você está valorizando a sua clientela.
Facilite o pagamento
As formas de pagamento e parcelamento disponíveis podem ser fundamentais para que o cliente decida comprar ou não um determinado produto. Portanto, se você quer vender mais neste final de ano, é importante dar ao consumidor opções de pagamento como cartões de débito e crédito, ou até mesmo por aplicativos como o Mercado Pago. Se o pagamento for à vista, o que sempre é a preferencial, tente dar descontos para incentivar o cliente a escolher esta opção.
Tenha uma boa equipe
O número de vendedores que você tem hoje são suficientes para atender bem o cliente no final de ano dentro do movimento que você espera? Se a resposta for “não”, você vai precisar selecionar e contratar pessoas realmente boas, pois não existe nada pior do que procurar por um produto e não ser bem atendido, ou ficar muito tempo esperando. Nesses casos o cliente pode acabar não voltando ao seu estabelecimento.
Após a contratação, tenha em mente que os vendedores não chegam prontos. Para que eles desenvolvam a tática da persuasão é muito importante treinar e desenvolver a equipe. Se você puder contratar um especialista em vendas, ou inscrever seus funcionários em um curso onde eles possam aprender novas técnicas, com certeza será ótimo.
Caso você não tenha essa possibilidade, pode usar livros, filmes e até mesmo vídeos do Youtube. O meu canal, por exemplo, tem bastante conteúdo voltado para quem quer vender mais e melhor. Você pode assistir os vídeos junto à equipe, e depois promover uma discussão para colocar o que aprenderam em prática. No vídeo abaixo eu falo sobre como ganhar a atenção do cliente. Vale a pena conferir:
Motive os seus vendedores
É muito importante motivar os seus vendedores para que eles possam se sentir valorizados. Para isso, você pode criar premiações para a sua equipe no final do ano com uma remuneração específica. Assim eles se sentirão motivados a venderem mais. Pode ser uma comissão um pouco maior, ou até mesmo um presente. Faça isso dentro das suas possibilidades, e eles irão sentir o seu interesse em incentivá-los. Mas lembre-se que só a motivação não é garantia de bons resultados. Você também precisa estudar bastante e procurar sempre melhorar. Assim você conseguirá trilhar o caminho rumo ao sucesso.
Gostou das dicas? Qual das recomendações pretende colocar em prática? Me conta nos comentários! E confira também este vídeo no meu canal com outras dicas sobre esse assunto.