Recentemente saiu no portal da Exame as 15 profissões em alta para 2020, segundo o LinkedIn. Em terceiro lugar apareceu o cargo “representante de vendas”, com um crescimento médio anual de 109%. A pesquisa também apontou alguns conhecimentos necessários para esse profissional, entre eles estava Outbound Marketing. Sendo assim, achei que seria interessante compartilhar um pouco mais sobre o assunto por aqui também. Então, vamos lá?

O que é Outbound Marketing?

Sabemos que uma das principais fases para gerar vendas em um negócio é a prospecção de clientes, aliás, esse é um dos maiores desafios dos vendedores. E para isso, existem duas principais estratégias: inbound e outbound marketing.

O inbound marketing é mais passivo, ele tem como foco principal atrair e conquistar o cliente através de uma jornada de compra mais longa. Ou seja, utiliza-se ferramentas para que os clientes em potencial venham atrás da marca, e assim, ela cria um relacionamento com eles e depois oferece seu produto ou serviço. Já no outbound marketing, o propósito é identificar os potenciais clientes e fazer uma abordagem de vendas. Ou seja, a marca vai atrás. O ideal, normalmente, é equilibrar o uso dessas duas estratégias para prospectar clientes de acordo com os objetivos da empresa.

Você pode nem reparar, mas o outbound marketing está presente em diversos momentos do seu dia. Seja em comerciais de TV, propagandas nas ruas, nos rádios, nos anúncios das redes sociais e etc. Podia até parecer que ele estava ficando para trás, mas na verdade, está sendo atualizado para acompanhar o comportamento do consumidor.h

O outbound marketing pode ser uma peça chave para sua empresa vender mais.

Quais são as principais ferramentas do outbound marketing?

É importante entender quais são as alternativas para usar de maneira correta e equilibrada essa estratégia dentro do seu processo de vendas. Mas, em primeiro lugar, você precisa fazer um bom planejamento de vendas. Saber exatamente quais são as metas da empresa, o que vocês querem alcançar, qual a verba para utilizar no marketing e vendas… e aí sim, desse modo, será possível selecionar melhor as ferramentas.  Mas quero comentar aqui com vocês os principais métodos de outbound marketing que se pode utilizar, dá uma olhada:

Telemarketing

A ligação por telefone é um dos mais clássicos jeitos de prospectar, já que permite entrar em contato diretamente com o possível cliente. Seu objetivo em uma ligação deve sempre ser chamar a atenção para o valor que seu produto ou serviço pode gerar para a pessoa que está te escutando do outro lado da linha. No meu IGTV, tem um vídeo exclusivo só sobre como vender por telefone, clique aqui para conferir.

E-mail marketing e Whatsapp

Você pode abordar seu possível cliente por e-mail e Whatsapp também. O e-mail marketing muitas vezes é utilizado dentro do fluxo do inbound marketing, mas também é possível usar dentro da jornada de outbound marketing, de uma forma mais direta. A principal vantagem dessa ferramenta é que você pode disparar uma quantidade muito grande de mensagens, economizando em tempo. Mas fica esperto, se o conteúdo for sem graça, sem nenhuma personalização e que chame a atenção do destinatário, essa mensagem será apenas mais uma no meio de centenas de outras. 

Anúncios em diferentes lugares

Anúncio é um dos principais métodos do outbound marketing, isso porque também é possível atingir muitas pessoas de uma só vez, e dependendo, filtrar quem irá recebê-la. Aliás, dentro dessa categoria, existem diversas possibilidades. Você pode criar anúncios para: outdoor, em panfletos, televisão, rádio, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube e assim vai.  

Para decidir o tipo de anúncio mais interessante para alcançar os objetivos da sua empresa, é importante, entre alguns fatores, entender onde está o seu potencial cliente. Se a empresa que você trabalha oferece produtos principalmente para adolescentes, por exemplo, muito provavelmente não vai adiantar você pagar uma nota alta em um comercial no horário nobre da Globo. Supostamente, vai ser melhor anunciar seu produto nas redes sociais, entende? E aí, claro, depois é estudar também qual será o formato, linguagem e oferta a ser oferecida. O importante é considerar também os anúncios como tática dentro do seu outbound marketing.

No meu canal do Youtube, já expliquei como fazer prospecção de vendas, e acredito que esse vídeo ajuda a visualizar um pouco mais sobre essas ferramentas e como colocá-las em prática. Confira!

Vantagens e desvantagens do outbound marketing

Mas afinal, por que investir em outbound marketing? Como expliquei anteriormente, vai depender muito do seu planejamento, mas, existem algumas vantagens e desvantagens gerais que acabam afetando a maior parte das pessoas e empresas.

Desvantagens do outbound marketing

O alto custo é uma desvantagem para muitas empresas que não têm um orçamento tão alto para prospectar. Em outbound marketing geralmente precisa investir bastante para atingir muitas pessoas, seja em qual tática for. E quanto mais pessoas atingir, mais recursos serão necessários como, por exemplo, profissionais para atendimento e vendas. Outra desvantagem é que, o investimento é alto para um retorno – provavelmente alto também – em curto prazo. Mas como isso é desvantagem? Explico: enquanto no inbound  o que você investe hoje pode trazer frutos por um longo período, no outbound isso se perde lá na frente. 

Vantagens do outbound marketing

Enquanto o inbound marketing precisa de muito mais tempo para trazer resultados, mesmo durando também mais tempo, isso acaba nos deixando ansiosos e algumas metas precisam de mais imediatismo. O que com o outbound marketing isso é mais “fácil” de ser solucionado, já que o resultado é instantâneo. Desse modo, vai depender de qual a sua meta para enxergar esse ponto como vantagem ou desvantagem.

Outra coisa bem interessante é conseguir filtrar e atingir exatamente quem você deseja, dependendo da ferramenta que você utilizar. Por exemplo, se você optar pelos anúncios online, isso é algo que pode ser facilmente controlado nas configurações do anúncio. Diferentemente de um post nas redes sociais em que você até tenta chegar nas pessoas desejadas, mas não tem tanto controle sobre isso. Nessa estratégia você pode selecionar pessoas que moram em tal bairro, que têm tal idade, e tais gostos. Legal, né?

Enfim, esse é um pequeno resumo de como funciona o outbound marketing e como você pode e deve usá-lo entre suas estratégias de vendas para alavancar seus resultados. Continue estudando sobre o assunto, a Rock Content e a Resultados Digitais falam bem sobre o tema. Tem mais alguma dúvida sobre outbound marketing? Deixa aqui nos comentários!

×