Se você pensa que as vendas não são para você e acredita não ser um bom vendedor, saiba que esse pensamento está totalmente equivocado. É possível não se imaginar vendendo algo ou até se relacionando com clientes, talvez a área que você atue não tenha nenhuma relação com vendas, mas já parou para pensar em quantas vendas que já fez e faz diariamente?

É isso mesmo! Todos somos um pouco, ou completamente, vendedores. Por exemplo, durante uma entrevista você pode não perceber, mas está vendendo seu currículo e suas habilidades para conquistar a vaga que tanto sonha. 

E isso se aplica a vários setores da nossa vida, desde chamar alguém para sair — e convencê-la que o local e a companhia serão agradáveis — até conseguir, de fato, vender algo, como curso, uma roupa, um carro ou qualquer outro produto e serviço.

Um médico está vendendo seu conhecimento diante do paciente que decide se irá confiar ou não nele, assim também acontece com um advogado, dentista entre tantas outras profissões que não são vendedores, mas que no fim do dia, também vendem.

E vendas exige autoconfiança, conhecimento, paciência e resiliência para superar qualquer empecilho que apareça. 

Mas, o que é e o que faz um vendedor, quais as qualidades, os tipos de vendedor e as principais etapas para conseguir uma venda? Isso é o que vamos explicar ao longo deste artigo. Continue lendo para descobrir!

O que é e o que faz um vendedor?

Esse é um profissional que precisa trabalhar a comunicação e direcionar o olhar para as necessidades e tendências de seus clientes. Aos poucos, isso acaba ficando no automático e quando você percebe, já está negociando algo sem nem se programar.

Todos vendedores: quais as características?

A venda já está presente no dia a dia só pelo fato de ter relação com outras pessoas diariamente, pois, certamente, você conversa e toma decisões básicas como:

  • Onde jantar?
  • O que assistir?
  • Argumentação de algo;
  • Comprar ou não um produto?

Essas são algumas coisas que aparecem diariamente e, sendo conscientemente ou não, você vai notar que está negociando algo. Se pensar no ambiente profissional, você vai perceber isso ainda mais.

Quantas vezes tentou convencer um colega de trabalho sobre sua ideia? Você usou toda sua bagagem de empatia, comunicação e persuasão, não é? Pois é! Isso também é uma venda e com certeza até agora nem tinha notado isso. Abaixo listei as principais características de um vendedor:

1. Confiança

O outro lado precisa ter certeza de que você sabe qual a melhor solução para o que ele busca e não que está tentando bater a meta ou ganhar a discussão a todo custo. Ou seja, é preciso conseguir transparecer isso sem parecer esnobe ou alguém que “sabe tudo”. Trabalhe a confiança e a empatia.

2. Deixe o benefício do seu produto ou ideia evidente

Para ser um bom vendedor é preciso mostrar os benefícios da solução que você está oferecendo e deixar claro o quanto isso vai facilitar a vida daquela pessoa. Aqui é preciso equilibrar entre características e solução do que está oferecendo.

3. Sua estratégia de vendas não pode ser agressiva

Nada de colocar a pessoa na parede para concordar em comprar sua ideia, pois que isso acaba passando a imagem de que é algo no sentido de “pegar ou largar” e muitas pessoas não gostam disso.

Por isso, é preciso ser razoável e fechar negócio analisando ambos os lados para que ninguém saia prejudicado.

As qualidades de um vendedor

Acredite, existem muitas qualidades em ser um vendedor — principalmente um bom vendedor. Confira:

1. Sempre busca por oportunidades

Um bom vendedor não é aquela pessoa que fica importunando o outro até não aguentar mais olhá-lo. Na verdade, o bom vendedor apresenta soluções para melhorar a vida da pessoa, cliente ou da empresa, ele também está sempre disposto a ouvir e descobrir como ajudar.

2. Persistência é o sobrenome

Sei que acabei de falar que o bom vendedor não fica importunando e realmente, não fica mesmo e persistir não tem nada a ver com teimosia em fazer com que aceitem o que você está oferecendo.

A persistência anda lado a lado com a confiança, pois acredita que o cliente tem potencial, perfil e capacidade de aceitar o que você tem. É sobre persistir na ideia que conhece e que cabe na necessidade do cliente.

Quais os tipos de vendedor?

Agora que já falamos das qualidades e das características que todo vendedor tem, vamos ver os principais tipos de vendedor. Ao conseguir se identificar com um desses perfis, é possível aproveitar ao máximo as qualidades. Veja a lista abaixo:

Planejador

Esse vendedor enxerga os processos de uma forma completa. Ele sabe exatamente por quais etapas deve passar durante a venda e está preparado para resolver qualquer imprevisto que surgir. 

Pragmático

Esse é aquele vendedor totalmente focado em resultados. Ele é completamente incentivado por constantes desafios e atua de forma objetiva sendo um vendedor altamente eficaz que trabalha para que no final do dia tenha orgulho dos seus números.

Criativo

Aquele que aproveita tudo o que já aprendeu e suas experiências pessoais e molda para utilizar em suas argumentações para converter em vendas. É também o tipo de profissional que busca alternativas de todos os ângulos quando precisa resolver um problema.

Sedutor

Aquele vendedor capaz de conduzir muito bem as negociações, que sabe utilizar as palavras e a postura que mais vai criar conexão e agradar o cliente, de acordo com cada perfil. Ou seja, sabe seduzir os clientes com sua personalidade e desenvoltura.

Quais as etapas de uma venda?

Para finalizar, é importante também entender quais são as etapas para vender um produto, serviço ou uma ideia, e, assim, alcançar a meta que estabeleceu. Confira abaixo:

  1. Apresentar a ideia;
  2. Abordagem bem definida;
  3. Saiba negociar;
  4. Fechamento da sua venda.

Com esses quatro passos é possível convencer seu namorado a fazer uma viagem ou até vender aquele produto encalhado na empresa, pois isso serve para vida pessoal e profissional. Você pode ser um vendedor de produtos e até realizar vendas no cotidiano das pessoas (como ideias e convites). 

Aproveite e faça um exercício pensando em situações que você vive, veja como é possível melhorar essa habilidade ao longo do tempo, crie novas metas e trace o que você deseja conquistar. 

Pois, se você começou a ler este artigo com a negação de que era um vendedor, com certeza o seu pensamento já mudou.

×