Você sabia que 87% dos consumidores brasileiros preferem empresas preocupadas com suas práticas e o impacto delas no mundo? Esse é um dado apresentado através de um estudo da Union + Webster, mostrando que as vendas sustentáveis estão em alta e valorizadas pelo público.

Atualmente, estamos em um mercado que promove a ideia de que todos devem ganhar. Esse conceito permeia a ideia de que as vendas não são uma gangorra e sim uma balança equilibrada. 

Os vendedores devem estar por dentro desse assunto para utilizarem as vantagens competitivas dos produtos e serviços que as empresas oferecem para conquistarem mais clientes e atingirem suas metas.

Foi pensando sobre isso que trouxe esse tema para conversarmos e explorarmos no artigo desta semana. 

O que é venda sustentável?

Não é de agora que o público está preocupado com o impacto que causa ao mundo. Essa preocupação se estende ao que é comprado, dando prioridade a marcas que promovam ações conscientes. 

Quando falamos desse conceito de vendas, estamos pensando em empresas que têm práticas sociais sustentáveis. Isso significa que elas seguem um Tripé da Sustentabilidade, algo definido para mostrar que os negócios se preocupam com os impactos de suas ações. 

Os pilares das vendas sustentáveis

Como citei no início, o consumidor brasileiro está mais propenso a comprar de negócios preocupados com a sustentabilidade. A pesquisa da Union + Webster aponta que 70% dos entrevistados não se importam em pagar mais por um produto ou serviço dessas empresas. 

Pensando nisso, conseguimos estabelecer alguns pilares, com base no que as empresas precisam fazer para serem enquadradas como ecofriendly. Os negócios precisam pensar em práticas que favoreçam seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que respeitam o meio ambiente e a sociedade que estão inseridos. 

As vendas sustentáveis são baseadas em práticas ambientais, sociais e econômicas. No primeiro pilar, devem pensar em ações que reduzem os impactos negativos ao meio ambiente, como o uso de matérias-primas menos poluentes, por exemplo. 

Em questões econômicas, estamos falando sobre o foco nos lucros, mas de modo que o negócio ganhe utilizando recursos naturais e beneficiando seus colaboradores. Basicamente, é adotar ações responsáveis alinhados a atitudes conscientes, sem agressões ao meio ambiente. 

Se pararmos para pensar, esses dois pilares impactam o lado social, mas não é só isso. As empresas precisam proporcionar qualidade de vida para seus funcionários, mesmo que indiretamente. Isso também vale para quem está fora da companhia, ou seja, a sociedade como um todo. 

Exemplos para se inspirar

Analisar o que outros negócios estão fazendo e tem dado certo é um bom caminho para começar a aplicar ações de vendas sustentáveis na sua empresa. Há várias formas de reduzir o impacto causado pela sua produção no mundo, como o uso de tecnologias menos poluentes, por exemplo. 

Quero apresentar a você alguns exemplos que tem causado impacto positivo e conquistado o consumidor. Ações que não são benéficas apenas ao próprio negócio, mas também ao consumidor. 

Tenho certeza que você conhece o Banco do Brasil e, possivelmente, até seja correntista. Mas, sabia que o banco é pioneiro no uso de energia solar? Ocupando o 9º lugar no ranking de empresas mais sustentáveis no mundo, 100 de suas agências são abastecidas com energia fotovoltaica. 

Outro exemplo são as lojas Renner, que estão empenhadas em reduzir o consumo de água através da instalação de cisternas. Das 586 lojas da rede de fast shop, 100 já estão utilizando esse sistema e reduzindo o consumo de água em 55%.

Além disso, a Natura tem 80% dos seus produtos de origem vegetal e matéria-prima da Amazônia. Com a linha Ekos, conseguiu reduzir o volume de plástico e papel da sua produção, reaproveitando 6 milhões de garrafas PET e 48 mil toneladas de papel.

São ótimos exemplos de empresas que apostaram as fichas nas vendas sustentáveis e estão tendo reconhecimento do público. Agora, que tal entender porque os consumidores estão tão dispostos a comprar desses negócios. Continue a leitura para saber mais. 

Por que os consumidores estão buscando por empresas sustentáveis?

A sustentabilidade se tornou um tema recorrente no nosso cotidiano e não é incomum as empresas estarem mais preocupadas com isso. Não importa o que você vende, mas sim o impacto que isso gera na sociedade. 

Os clientes desejam consumir de empresas que pensam no amanhã, em como seus produtos e serviços estão afetando o mundo. Por isso, procuram sobre as práticas que as empresas realizam, seja na produção de uma embalagem ou no tipo de produto que estão vendendo. 

Negócios que adotam práticas responsáveis são melhor vistos pelos consumidores. Além disso, é um reflexo interno, já que funcionários e fornecedores passam a valorizar mais a empresa. Isso traz ao negócio uma imagem de credibilidade e confiança, sobretudo ao público final. 

A preocupação com o futuro é algo enraizado na sociedade atual. Os consumidores estão valorizando essas empresas e até dispostos a pagar mais caro por seus produtos. E aí você tem uma escolha: seguir por esse caminho ou continuar batalhando com as vendas comuns. 

Espero ter plantado em você a semente da mudança para as vendas sustentáveis e sua necessidade no mercado atual. 

Curtiu o tema? A empresa em que você trabalha já faz algo sustentável? Você trabalha isso como argumento de venda para bater suas metas?

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