Provavelmente você já deve ter ouvido todas as frases que vou citar abaixo, o problema é que, acreditar nelas pode atrapalhar muito o seu desempenho no trabalho. Se você continuar terceirizando responsabilidade para lendas como essas, pode nunca alcançar as metas que deseja e precisa para se manter crescendo profissionalmente. Vamos juntos desmistificar essas falsas ideias?

Vender bem é um dom, ou você tem, ou não 

Acreditar que o outro vende bem porque nasceu com o dom, é uma maneira confortável de transferir a responsabilidade dos seus resultados, não concorda? É bom pensar que o outro vende mais ou tem facilidade de vender porque tem um dom. 

Esse é um dos maiores mitos no mercado de vendas, aliás, diria até que de muitas outras carreiras também. Mas digo com convicção, de quem já treinou muita gente, que qualquer pessoa pode conseguir fazer boas vendas, desde que se prepare para isso. Estudar técnicas, o produto, o público e treinar habilidades importantes que sejam consideradas pontos fracos em você, são alguns passos necessários para que você alcance suas metas. 

Todo vendedor é extrovertido 

Esse também é um mito paralisador, que deixam as pessoas inseguras. O mundo é diverso, e cada cliente vai ser conquistado por um perfil diferente. Tem consumidores, por exemplo, que não gostam de conversar muito ou trocar ideia sobre a vida, chegam já sabendo o que querem e só precisam efetuar a compra. Para eles, um perfil de vendedor mais pragmático vai ser o ideal, compreende?

O mais importante é entender que, independente do seu perfil, você pode encontrar maneiras de executar suas vendas. Seja você extrovertido, introvertido, sedutor ou pragmático, sempre vai ter cliente que se identifique com o estilo do seu atendimento. Não adianta gastar energia tentando ser o que não é.  Basta você valorizar seu próprio perfil e saber identificar seus potenciais clientes. 

Já fiz um vídeo no meu canal com os quatro perfis de destaques nas vendas, dá uma olhada:

Produto bom se vende sozinho 

Muitas pessoas acreditam que seus produtos são bons o suficiente para convencerem os clientes, apenas pela qualidade, que devem ser comprados. Mas veja bem, por que então grandes empresas gastam milhões com marketing e vendas para mostrar isso ao seu público? Por que seus produtos não são bons?

Pense nas livrarias, todo mundo sabe que há bons livros lá dentro. Mas qual livro comprar? Qual o melhor para você? O que vai te ajudar com seu objetivo? Isso é um trabalho do marketing com as vendas, de fazer essas informações chegarem aos clientes e o consumidor ter o livro certo em mãos. Por essa razão, é tão importante o trabalho das vendas consultivas, por exemplo, em que o vendedor ajuda o cliente a conquistar exatamente aquilo que ele precisa. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Um bom vendedor vende qualquer coisa para qualquer um

Essa é uma grande lenda no universo das vendas. Será mesmo que é assim que deve funcionar? Vender qualquer coisa para qualquer pessoa? Pensa comigo, do que adianta eu vender meu curso sobre bater metas de vendas, para quem já consegue bater suas metas. A pessoa muito provavelmente vai achar o curso muito básico, certo? Não vai gostar, não vai recomendar, vai reclamar e pode até pedir o dinheiro de volta. É por isso que meu objetivo é conversar com quem realmente precisa da minha ajuda. 

Quem comprou o curso de fato precisava de auxílio para bater as metas, enxergar novos caminhos, aprender táticas e entender qual era o seu perfil de vendas para manter a alta performance sem se esgotar mentalmente. E é isso que meus clientes têm conseguido.

Então, cara, deixa eu te falar: não acredite que você tenha que vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Foque em vender o produto/serviço que precisa vender, para quem realmente precisa consumi-lo. 

Vendas é questão de sorte 

Por fim, quero encerrar com esse grande mito que é a sorte. Dar crédito a sorte é um clássico de:

1) quem tem inveja da capacidade do outro de executar e
2) de quem também não quer se responsabilizar pelos próprios resultados. 

Comumente vemos a sorte levando os créditos pela bola que entrou no gol ou por um surfista ter pegado uma ótima onda para executar uma manobra. Mas responsabilizar somente a sorte por esses feitos, é ignorar todo o tempo que os atletas passaram treinando para atingir esses objetivos. Se ambos os atletas tiverem saído do mesmo ponto de partida, ou seja, tendo tempo de treinamento, local e ferramentas adequadas, não dá para dizer que foi culpa da sorte. Apesar de poder esperar uma forcinha dela em alguns casos, rs.

A mesma coisa acontece com vendedores, pode ser que em alguns momentos a sorte te dê uma ajudinha, mas ela não é a encarregada por tudo o que resulta em seu trabalho.

Pronto para deixar para trás esses mitos e se preparar para ser um vendedor que bate suas metas? 

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