A inteligência social é a capacidade de compreender, interagir e influenciar positivamente as pessoas. Ela foca na qualidade e harmonia das relações interpessoais e é uma inteligência que se cria na relação com o mundo externo. Diferentemente da inteligência emocional, que significa saber identificar e reconhecer suas próprias emoções para direcioná-las a seu próprio favor.

Esse conceito também popularizou-se com o “pai” da inteligência emocional – Daniel Goleman, que se baseou na neurociência para explicar como a inteligência social consiste em ser perceptível socialmente, ter a  habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Caso queira mergulhar mais no assunto, vale a leitura do livro do autor sobre o tema: “Inteligência social: a ciência revolucionária das relações humanas”, mas abaixo vou deixar um vídeo muito legal que resume bem tanto o livro quanto o que é a inteligência social.

Como é possível ver no vídeo, a inteligência social está diretamente conectada em como agimos e reagimos nas situações sociais. Em como nos sentimos e nos preocupamos com o que acontece. E engana-se quem subestima essa inteligência, visto que ela é tão importante quanto os outros tipos de inteligência. Muitos estudiosos apontam que as inteligências são múltiplas, desenvolvíveis e que não há uma hierarquia entre elas.

Nas minhas redes sociais e palestras, sempre abordo bastante a importância da inteligência emocional na carreira. Principalmente quando se fala em vendas, os profissionais dessa área são muito afetados pela forte pressão do mercado para atingir e superar novas metas todos os meses. Porém, tanto quanto a inteligência emocional, a inteligência social é essencial em todas as esferas e auxilia muito mais do que você pode imaginar nos processos de vendas. Um indivíduo, uma equipe, uma empresa deve ter um alto nível de habilidades sociais. E aqui vou mostrar algumas maneiras de desenvolver sua inteligência social e usá-la a seu favor.

3 maneiras para aplicar inteligência social nas vendas

Conheça bem o seu público

Um dos problemas mais comuns dos vendedores é que eles não conhecem seu público. Você deve fazer com que seu prospect te veja como alguém que pode ajudar a encontrar soluções para seus problemas. E essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas falham nas vendas e atendimento ao cliente. É preciso que a empresa desenvolva pesquisas eficientes para identificar o público e desenhar a persona para os vendedores, para que você saiba exatamente qual a dor do seu consumidor. Mas mais do que isso, você precisa ouvir, porque os clientes não serão todos iguais. Ouça com atenção e foque em ajudar pessoas a solucionar problemas. Essa abordagem ajuda você a ser muito mais eficaz.

Pedir e ouvir feedbacks

É muito mais fácil resolver problemas e melhorar quando você recebe feedback. E desta forma, você tem a chance de ouvir de clientes anteriores, funcionários e concorrentes opiniões sinceras. Mais um fator que melhora as habilidades de comunicação é estar aberto a novas informações. É por isso que você deve sempre ouvir as opiniões de seus colegas, em vez de pessoas próximas a você. 

Não se esqueça das emoções humanas

A capacidade de analisar e considerar os sentimentos e emoções das pessoas é um dos componentes centrais do intelecto humano. Um empreendedor e empresário de sucesso entende como o humor de seus clientes e colegas de equipe ajudam em suas conquistas. Portanto, você deve entender o estado do seu cliente e como as pessoas reagem às suas iniciativas. Ser sensível é uma vantagem, e você deve prestar atenção em como as pessoas se sentem. Isso pode não ser algo natural para você, mas é possível treinar e exercitar a sua empatia e aprimorá-la cada vez mais. O exercício do vídeo abaixo pode contribuir para isso.

Não se esqueça de mostrar sua gratidão ao cliente ou colega, ou qualquer outra pessoa que o ajudou a realizar algo. Certifique-se de estar atento para demonstrar que você não se preocupa apenas com você, mas também com aqueles que estão ao seu redor.

Essas três dicas de entendimento social ajudam você a se concentrar em mais aspectos das interações. Quando você se concentra apenas em si mesmo, perde essa experiência inestimável e enriquecedora. Espero que, usando os princípios da inteligência social, você possa melhorar seus negócios, vender mais e prestar um bom atendimento ao cliente.

Me conta, você acredita que já conseguiu desenvolver bem suas habilidades de inteligência social? 

× Como posso te ajudar?